Jogos eletrônicos: bons ou ruins? O que as crianças pensam a respeito?

Jefferson Souza Paiva

Resumo


A geração contemporânea surge no palco do mundo atual como se o conhecimento tecnológico fosselhes inato. E com o crescimento das tecnologias nos últimos tempos, vê-se o quanto esta realidade reflete na vida deles no contexto pessoal, social e escolar. Com base nisto, foi realizada uma pesquisa que teve como objetivo compreender o que as crianças pensam a respeito dos jogos eletrônicos e o que elas tem a aprender com o ato de jogar. A pesquisa contou com 5 garotos de classe média, com idades de 11 a 13 anos, no município de Juazeiro-BA. A coleta de dados foi realizada no espaço natural dos sujeitos, ou seja, no lugar onde eles costumam jogar, e se obteve um diálogo focado em determinados assuntos no contexto do tema abordado. E assim, os resultados mostraram um retorno positivo em relação aos pontos discutidos neste trabalho cientifico, tanto na vida social e escolar, sendo que nesta última, o conhecimento adquirido tornou-se significativo. Portanto, a presente pesquisa pretende demonstrar como os jogos digitais podem ser inseridos no cotidiano sem que causem problemas para a vida daqueles que lhes façam uso.

Palavras-chave


Público infantil; Aprendizagens; Nova geração; Video games

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