A utilização do jogo eletrônico no processo ensino-aprendizagem das crianças com síndrome de down

Monica Durval de Oliveira, Jesse Nery Filho, Basilon Azevedo De Carvalho

Resumo


Nos últimos anos o avanço das tecnologias na área da educação permite muitas possibilidades pedagógicas, principalmente com o uso dos programas educacionais e da internet, proporcionando os avanços nos métodos de ensino-aprendizagem. Sendo assim, este artigo teve como objetivo analisar as contribuições do jogo educacional Papado no aprendizado das crianças com Síndrome de Down na escola da cidade. A pesquisa terá uma abordagem qualitativa onde a coleta de dados foi feita através da interação com os professores, atividades analógicas e o jogo eletrônico Papado. A partir das analises pôde perceber que o jogo Papado contribuiu no ensino-aprendizagem das crianças.

Palavras-chave


Programas Educacionais, Papado, Educação Especial

Referências


BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Porto Editora, 1994.

CAMPOS, C. J. G. Metodologia qualitativa e método clínico-qualitativo: um panorama geral de seus conceitos e fundamentos. In: II SIPEQ - Simpósio Internacioanl de Pesquisa e Estudos Qualitativos, 2004. Anais do II SIPEQ, 2004.

ENGERS, Estela Maris Bolzan. A utilização do aplicativo logo 3D no processo de ensino aprendizagem da geometria: Um estudo de caso. 2003. Disponível em: http://www.urisan.tche.br/~posinf/publica/2002-estela_maris_bolzan_engers.pdf acesso em 04/10/2016

GIRARD, J. M, Éducationa de la petite enface. Paris: Librairie Armand Colin 1908.

MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa social: teoria método e criatividade. 17ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. 80 p.

SANTAROSA, Lucila Maria Costi. Ambientes de aprendizagem virtuais: inclusão social de portadores de necessidades educativas especiais. Porto Alegre, 2003. . Acessado em: 06/10/2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.