Jogos em Nuvem: Uma Pesquisa Exploratória-Descritiva

Jenifer Carvalho Menezes, Maria Celiane B Silva, Alana A Gama, Jesse Nery Filho

Resumo


O presente artigo visa identificar os conceitos de computação e jogos em nuvem e como estes são utilizados por sujeitos participantes da pesquisa realizada entre o período de 15 e 19 de agosto 2016, sob a perspectiva de verificar se os jogadores atuais distinguem a diferença entre jogos on line e jogos na nuvem, esse trabalho foi realizado durante o componente curricular obrigatório do curso de Licenciatura em Ciências da Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Senhor do Bonfim

Palavras-chave


Cloud Games; Jogos Eletrônicos; Redes de Computadores

Texto completo:

PDF

Referências


Carissimi, A. Desmistificando a Computação em Nuvem. Gramado – RS, 2015. Disponível em: < http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/erad-rs/2015/002.pdf > Acesso em: 19 agosto 2016.

Souza, H. T. De; Madureira Júnior, José Roberto; Souza, E. A. A. de. A Computação Em Nuvem Na Educação: Recursos da Khan Academy Aplicados para o Ensino Da Matemática na Escola Pública. 2013. Disponível em: . Acesso em: 19 Agosto 2016.

Taurion, C. Cloud Computing. Rio de Janeiro- RJ: Brasport, 2009.

Verderami, B. M.; Rosa, R. da. Avaliando O Uso da Computação em Nuvem na TI para Pequenas e Médias Empresas Brasileiras. Revista Computação Aplicada - Ung Online, Guarulhos, Vol. 2, No 1 (2013). Disponível em: . Acesso em: 22 Agosto 2016.

Shea, Ryan et Al. Cloud Gaming: Architecture and Performance. Ieee Network, V. 27, N. 4, P. 16-21, 2013.

Lee, Yeng-Ting et Al. Are All Games Equally Cloud-Gaming-Friendly? An Electromyographic Approach. In: Network and Systems Support for Games (Netgames), 2012 11th Annual Workshop On. Ieee, 2012. P. 1-6.

Chen, Kuan-Ta et Al. Measuring the Latency of Cloud Gaming Systems. In: Proceedings of the 19th Acm International Conference On Multimedia. Acm, 2011. P. 1269-1272.

Silva, A. V. D.; Alvez L. R. G.; Souza, J. R. Um Modelo de Cloud Gaming para Jogos Digitais. In: X Seminário Jogos Eletrônicos, Educação E Comunicação. Salvador -Ba, 2014.

Crijns, K. Cloud Gaming: The Future of Gaming? Hardware Info. 2013. Disponível em: . Acesso em: 22 Agosto 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.