Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, 1º Congresso Nordestino de Educação híbrida e Tecnologias Educacionais

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A Pandemia da Covid19 chegou: e agora, como vou atuar no ensino remoto emergencial?
Ernandes Rodrigues do Nascimento, Maria Auxiliadora Soares Padilha

Última alteração: 2022-03-11

Resumo


Ao final de 2019, a Covid19 iniciou sua proliferação pelo mundo, chegando ao Brasil nos primeiros meses de 2020. No dia 16 de março, o Governo de Pernambuco emitiu o Decreto nº 48.810 suspendendo as aulas presenciais em todos níveis escolares. Inicialmente, apenas algumas faculdades migraram as aulas para o modo remoto emergencial. Enquanto as escolas da educação básica e os cursos técnicos particulares anteciparam as férias dos professores, pois acreditavam que logo voltariam ao “normal”. Com o passar dos dias, perceberam que o processo seria demorado e, para não perder estudantes, receita e fechar as portas, tiveram que aderir às aulas virtuais. Ao mesmo tempo, as instituições de ensino pública ficaram meses sem aula, principalmente por causa da quantidade de estudantes sem recursos adequados ao estudo. Nesse cenário, como os professores estavam preparados para atuar no ensino remoto? Esta pesquisa descritiva teve como objetivo identificar o nível de domínio dos docentes em relação ao uso de tecnologias digitais e das metodologias ativas nos processos de ensino e aprendizagem. O formulário recebeu 807 respostas válidas, incluindo professores de todos os níveis de ensino, trazendo informações sobre a adaptação deles ao ensino virtual e as dificuldades e as frustrações experimentadas.

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