Última alteração: 2022-03-11
Resumo
A Educação a Distância (EaD) mediatizada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tem sido um desafio para os professores durante a pandemia do Covid-19. Nesse cenário, o objetivo geral desse artigo é analisar a percepção dos docentes do ensino técnico e tecnológico no tocante ao ensino remoto durante a pandemia da Covid-19. O estudo foi realizado em um campus do Instituto Federal do interior de Pernambuco, que tem 48 docentes no seu quadro, entre efetivos e substitutos. A pesquisa se caracteriza como exploratória, qualitativa. O método para coleta dos dados foi a observação, realizada nas reuniões quinzenais da instituição, pelo Google Meet, no período de agosto a outubro de 2020. Conclui-se que a utilização dos dois métodos (síncrono e assíncrono), nos parece ser o menos prejudicial, porque o professor inclui aqueles que tem condições de assistir, mas não exclui aqueles que não tem, por disponibilizar momentos ao vivo e, também, disponibilizar os materiais e as vídeo aulas, que o aluno assistem quando lhe for conveniente.