Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, 1º Congresso Nordestino de Educação híbrida e Tecnologias Educacionais

Tamanho da fonte: 
LITERATURA EM TEMPOS DE PANDEMIA: RESSIGNIFICANDO A REALIDADE ATRAVÉS DA ARTE
Ana Carolina Almeida de Barros Albuquerque, Múcio Sévulo Fonseca de Almeida

Última alteração: 2022-03-11

Resumo


Neste trabalho trazemos o relato da experiência das Oficinas de Leitura, promovidas pelo Núcleo de Artes e Cultura (NAC) do IFPE Campus Cabo de Santo Agostinho, no contexto de pandemia e seu consequente isolamento/distanciamento social.  As Oficinas de Leitura têm como finalidade contribuir para o desenvolvimento do letramento literário, atentando para a dimensão humanizadora da formação do nosso estudante. Assumimos a concepção dialógica da linguagem, que compreende o leitor não apenas como um receptor passivo, mas como um elemento essencial na cena enunciativa: coautor do texto. Dessa forma, em oposição à concepção de leitura unívoca e de um ensino transmissivo, em nossas discussões, damos voz ao leitor em formação, o qual traz para a leitura suas experiências de vida. Destacamos, assim,  o caráter plurissignificativo do texto literário. Realizamos encontros semanais para partilhar a leitura de textos literários, bem como propor atividades de produção autoral. No contexto de pandemia, os encontros, com duração de uma hora, são realizados virtualmente, e a produção dos nossos estudantes publicadas no site criado com essa finalidade. Os relatos dos estudantes engajados nos encontros apontam para o papel das Oficinas de Leitura no enfrentamento do isolamento social.

Palavras-chave: Literatura. Produção autoral.Dialogismo.



Texto completo: PDF