Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, 1º Congresso Nordestino de Educação híbrida e Tecnologias Educacionais

Tamanho da fonte: 
A IMPORTANCIA DO USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO REMOTO: O CONTEXTO DA DISCIPLINA DE LÍNGUA INGLESA NO IFPE CAMPUS RECIFE
Isabel Pauline Lima de Brito, Arlaine Gabriela Pereira da Silva

Última alteração: 2022-03-11

Resumo


O presente estudo tem o objetivo de analisar a influência da experiência com metodologias ativas na adequação didática e de aprendizagem para o ensino remoto emergencial, na disciplina de Língua Inglesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) Campus Recife. Trata-se de um estudo de caso único, baseado na hipótese de que, em uma proposta híbrida, o uso de metodologias ativas, mais especificamente o modelo da sala de aula invertida, introduz e prepara professores e estudantes para uma educação híbrida ou, neste caso, para o ensino remoto. A partir da aplicação de um Formulário Google com os estudantes da disciplina, foi possível concluir que a proposta de metodologia ativa que fundamentou a prática da professora dinamizou os cenários de aprendizagem possíveis, de modo que os estudantes se mostraram mais receptivos às suas aulas do que ao considerarem o curso de forma geral.

Palavras-Chaves: Educação Híbrida; Metodologias Ativas; Microlearning; Ensino remoto.

Texto completo: PDF