Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, II Jornada de Iniciação a Docência do IF SERTÃO PE e IV Mostra do PIBID e Prodocência

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O uso das tecnologias para o ensino de Química no IF Sertão- Pe, Campus Petrolina através da construção e exibição de artigo-vídeo
Lady Kerme Alexandre de Castro, Janaína Lima de Oliveira, Thainá Kelly dos Santos Silva, Ruhama Cristina Guedes Amorim Gomes

Última alteração: 2014-10-20

Resumo


O presente trabalho foi realizado no 3º semestre, na cadeira de Prática Pedagógica 3 no curso de licenciatura em química, o qual teve como finalidade a construção de uma produção audiovisual tal qual o artigo-vídeo elaborado. Obteve como proposta a compreensão da importância do uso de tecnologias nas aulas do curso de química, bem como evidenciar seu uso na pratica docente afim de munir o ensino da química a uma práxis pontual e efetiva de aprendizagem. Realizado em 5 (cinco) etapas o artigo – vídeo não só obteve como foco a estrutura tecnologia e seus recursos aplicados, como também toda uma abrangência transdisciplinar e interdisciplinar para o ensino da química e atuação do docente, como agente mediador. A 1º etapa consistiu em toda a parte teórica e apresentação da proposta pela professora em sala de aula, ainda na separação das equipes e escolhas dos temas a serem pesquisados e conceituados através das bibliografias sugeridas. Logo a 2º etapa distinguiu-se em oficinas sobre fotografia, produção de vídeo e comunicação: postura e produção textual. Na 3ª etapa foi iniciada a filmagem da produção escrita, na qual um membro da equipe foi escolhido como ancora para apresentação geral da proposta, onde foi utilizado para gravação do artigo-vídeo o estúdio da EAD (Ensino à distância), através de uma parceria com o NIT (Núcleo de inovações tecnológicas) do campus Petrolina. Já na 4ª etapa foram aplicadas as entrevistas, com professores, alunos; e por conseguinte começaram as edições finais do texto, a escolha do programa a ser utilizado para formatação de sua estrutura, assim sendo a própria montagem do artigo-vídeo. E na 5ª e última etapa foi marcada pelas às apresentações dos trabalhos, onde foi apresentado à toda a turma em forma de seminário, e nesse momento foram compartilhadas as experiências, as dificuldades encontradas por toda a turma no processo de elaboração. Foi notório a satisfação de todos em executar esta proposta, pois nela foi possível construir uma nova dinâmica para a pratica do ensino e pesquisa, trabalhando com recursos tecnológicos e os estudando como recurso, aplicando novas maneiras de ministrar uma aula mais pontual e contextualizada, convidativa para os futuros aluno, saindo do dia a dia tão repetitivo e monótono no ensino da química.