Última alteração: 2014-11-15
Resumo
Esse trabalho vem a formentar os impactos e repercussões da Semana da Inclusão resultantes no cotidiano dos envolvidos, e quando ao seus olhares da Educação Inclusiva, analisando os impactos da inclusão dos alunos com necessidades especiais dentro do Instituto Federal do Sertão Pernambucano no município de Petrolina. Mediante os relatos das condições dos discentes com necessidades especifica que chegam ao IF Sertão-PE - Campus Petrolina; mediante a fala dos mesmos, e em contrapartida trazendo relatos dos responsáveis pelo atendimento de alunos com necessidades educacionais especificas em suas experiências de inclusão escolar, dentre a visão do contexto de escolas públicas do município de Petrolina – desde o pensamento formado dos cidadãos em relação à educação inclusiva – e a visão de fato das particularidades das pessoas com necessidades educativas especificas no município. Foi feito acompanhamento dos envolvidos podendo-se perceber varias peculiaridades, principalmente do trajeto necessário para formar visões distintas de uma mesma cena. Que depois de identificadas tais peculiaridades, procurou-se fazer comparações das informações dentro da região, vendo que, após obtenção dos resultados, foram encontradas grandes diferenças de discursos e realidades, além de distintas formas que são articulados poucos processos de inclusão. Apesar de este estudo ter um caráter preliminar investigativo, essa coleta de informações demonstra mudanças de discursos, em mesmas regiões tendo assim diferentes abordagens inclusivas dentro do Sertão, principalmente em relação à de discursos globais.