Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, IV Jornada De Iniciação a Docência e VI Mostra Didática do Pibid

Tamanho da fonte: 
MODELAGEM DE HIDROCARBONETOS: CONSTRUÇÃO DE ESTRUTURAS BIDIMENSIONAIS EM DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.
Luzia Ana de Moura, Rafaela Alves Candido

Última alteração: 2016-11-03

Resumo


A utilização do lúdico em meio metodológico vem contribuindo bastante para o desempenho de aprendizagem significava no ensino de química dos alunos. Esse trabalho vem trazendo uma proposta para o ensino de hidrocarbonetos. Usando a montagem de moléculas estruturais com matérias do dia a dia dos discentes – massa de modelar e palitos dentais – com a massa de modelar formariam as bolinhas representadas de cores diferentes que seriam hidrogênio e carbono, as ligações dos átomos de carbono conhecidas como ligação simples (uma ligação), dupla (duas ligações) e tripla (três ligações) que foram feitas com os palitos dentais, e seguindo estas instruções na produção das estruturas, os alunos deveriam montar a partir da nomenclatura dos compostos as estruturas do conteúdo trabalhado. O desempenho em aprender e construir foi bem visível na desenvoltura da atividade produzida, uma vez que o alunado interagiu e demonstrou diante disso, o conhecimento necessário a confecção dos modelos estruturais. Ao fazer um levantamento do entendimento anterior a aplicação da atividade nota-se o aumento no desempenho após a vivência, de uma média geral de 4,5 para uma de 6. Observando que a atividade foi satisfatória, tanto para a aprendizagem significativa dos alunos, quanto para a quantitativa.

 


Texto completo: Sem título