Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, IV Jornada De Iniciação a Docência e VI Mostra Didática do Pibid

Tamanho da fonte: 
DOMINÓ DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS: REVISANDO E ESTIMULANDO O APRENDIZADO
Luzia Ana de Moura, Rafaela Alves Candido

Última alteração: 2016-11-03

Resumo


O dominó é um jogo de mesa, cuja origem não é bem esclarecida. É muito conhecido por diversas culturas, sendo jogado por crianças, jovens, adultos e idosos e, assim, tendo inúmeras variações quanto às representações nas peças e às metodologias de jogos. Este trabalho propõe uma contextualização de aprendizagem no ensino de química atribuído a jogos didáticos. Sabendo que o jogo é atrativo para jovens e que aprender com atividades lúdicas impulsiona a vontade e a capacidade da aprendizagem, foi desenvolvido o jogo “Dominó das Funções Orgânicas: Revisando e Estimulando o Aprendizado”. Trabalhando com as funções orgânicas na perspectiva de despertar a curiosidade e a atenção para uma revisão dessas, apresentando dois dominós, um somente com funções oxigenadas e o outro contendo nitrogenadas, haleto e a função álcool que seria a peça chave usada como carroção de inicio. O jogo relaciona o nome da função com sua estrutura formando a ligação ocorrente no dominó convencional. Foi realizado no Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Campus Floresta, em turma de 3º ano do ensino médio. Os resultados mostraram-se significativos para a aprendizagem dos discentes, pois cultivou a vontade de aprender para acertar. Desta maneira, foi satisfatório ver que os alunos assimilaram dinamicamente e quimicamente a atividade despertando seu interesse e conhecimento.


Texto completo: Sem título