Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, IV Jornada De Iniciação a Docência e VI Mostra Didática do Pibid

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BARALHO QUÍMICO: UTILIZAÇÃO DE CARTAS NO INCENTIVO AO APRENDIZADO DO DIAGRAMA DE LINUS PAULING E DA TABELA PERIODICA
Karoline Santos Venancio, Eleneide Rodrigues de Moraes, Anderson Reis Albuquerque, Cíntia Lopes Soares Gomes de Sá, Vera Lúcia da Silva Augusto Filha

Última alteração: 2016-11-01

Resumo


De imensa utilidade cotidiana, seja no corpo humano, em casa, ou mesmo nas farmácias de manipulação, a química vem se mostrando uma disciplina imensamente útil de ser estudada, uma vez que explica e contribui drasticamente para o aperfeiçoamento do bem-estar dos indivíduos. No entanto, seu estudo é também um grande desafio, uma vez que os discentes a veem como algo bastante abstrato, e não conseguem fazer assimilação com o contexto em que vivem. Desse modo, buscou-se causar uma breve reflexão com os alunos sobre os assuntos “Diagrama de Linus Pauling e tabela periódica”, contando que se mostram como temas bastante “decorativos”. O artigo “Baralho químico: Utilização de cartas no incentivo ao aprendizado do diagrama de Linus Pauling e da tabela periódica” foi desenvolvido no Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, na turma de 1º ano do ensino médio integrado a informática. As cartas de um baralho foram confeccionadas, pelos bolsistas Pibid, em que continham informações sobre as propriedades químicas dos elementos assim como imagem de aplicações do mesmo no cotidiano. No primeiro momento realizou-se uma revisão sobre os temas propostos no qual foi seguido pela explicação das regras do jogo e divisão, em dois grupos, da turma. De cada grupo deveria estar um aluno próximo ao quadro, outro jogando o baralho, e o restante da equipe deveria responder as perguntas coringas contidas no mesmo. O jogador do baralho que obtivesse carta de mesma cor do oponente, porém de número atômico maior, venceria a rodada. No entanto, o seu parceiro de grupo distribuiria através do diagrama de Pauling o valor de nº atômico para que assim o ponto da equipe fosse realmente validado. Os alunos mostraram-se bastante apreensivos, interagindo rapidamente quando as cartas coringas eram apresentadas. Foi possível perceber a ajuda mútua entre os integrantes das equipes para com aqueles que não sabiam fazer o diagrama de distribuição eletrônica. E através dos resultados, é possível confirmar que a turma obteve uma ajuda expressiva por intermédio do jogo.

Palavras-chave: Batalho químico; Tabela periódica; Diagrama de Linus Pauling; Ensino de química.