Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, IV Jornada De Iniciação a Docência e VI Mostra Didática do Pibid

Tamanho da fonte: 
TABELA NAVAL: USO DO LÚDICO NO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA
Maria Aparecida Nazario Cassiano

Última alteração: 2016-11-04

Resumo


O presente trabalho intitulado como “Tabela naval: uso do lúdico no ensino da tabela periódica”, foi apresentado na modalidade pôster no III CONEDU, realizado na cidade de Natal-RN nos dias 05 à 07 de outubro de 2016. O lúdico se trata de uma ferramenta de ensino, que vem proporcionar ao educando uma aprendizagem diferenciada em sala de aula. Tal prática vem evoluindo e ganhando espaço nas escolas. A química como uma ciência indispensável à vida em sociedade esta procurando desmistificá-la e torná-la mais agradável. Dentro desse enfoque o docente precisa planejar e desenvolver metodologias diferenciadas que possibilitam ao aluno o desenvolvimento de competências, visto que o lúdico é importante no processo de aprendizagem e indispensável à prática educativa, pois visa atuar na cooperação no desenvolvimento dos educandos, bem como na construção do conhecimento. Com a vivência do jogo “Tabela Naval: uso do lúdico no ensino da Tabela Periódica” ficou perceptível que durante a aplicação do mesmo os educandos conseguiram realizar a atividade com sucesso e êxito, pois o entrosamento das equipes, bem como a participação, combinação, construção de estratégias, ficou claro que os objetivos foram  alcançados e que os alunos conseguiram aprofundar o conhecimento referente ao conteúdo abordado. Nesta perspectiva, o presente trabalho foi vivenciado por bolsistas PIBID do IF Campus Floresta, com aplicação na Escola de Referência capitão Nestor Valgueiro de Carvalho nas turmas do 2º ano “B” e “C” do Ensino Médio, teve como objetivo revisar de maneira dinâmica o conteúdo Tabela Periódica.


Texto completo: Sem título