Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII MOSTRA TÉCNICA E CIENTÍFICA DO IFSERTÃOPE DO CAMPUS FLORESTA

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Concepção de Instrumento para Autorregulação da Aprendizagem
Paula Rafaella Pereira Barbosa, Felipe Omena Marques Alves, Alex Sandro Gomes

Última alteração: 2023-03-08

Resumo


Introdução: A autorregulação é um processo multidimensional que leva em conta o papel ativo com ação intencional do estudante em aprendizado, o qual ocorre através de diferentes fases e processos psicológicos, entre elas, a fase de antecipação e definição dos objetivos pedagógicos e a escolha de um plano de estratégia (SILVA, SIMÃO E SÁ, 2004). A importância da autorregulação da aprendizagem transcende o universo escolar (Bragagnolo, 2006), visto que nas atividades profissionais é esperado que as pessoas realizem ações apropriadas de acordo com as metas visando a melhoria da execução das atividades. Objetivo: Esse projeto visa conceber um mecanismo de apoio aos estudantes voltado à autorregulação da aprendizagem. Método: O método empregado será uma pesquisa bibliográfica com cunho qualitativo, realizando inicialmente, um embasamento teórico dos principais conceitos de regulação da aprendizagem. Em seguida será realizado um estudo comparativo entre soluções de ferramentas, instrumentos e questionários sobre a autorregulação da aprendizagem na literatura, que será subsídio para definição da concepção do instrumento proposto por esse projeto. Resultados esperados: é esperado que os estudantes possam ter acesso a uma maior orientação referente a gestão da aquisição dos conhecimentos, visto que esse processo não é intrínseco e natural de cada estudante mas pode ser ensinado.

Palavras-chave


autorregulação, aprendizagem, aquisição dos conhecimentos.

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