Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII MOSTRA TÉCNICA E CIENTÍFICA DO IFSERTÃOPE DO CAMPUS FLORESTA

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Avaliação de softwares e ferramentas para a regulação da aprendizagem com vista à formação de competências profissionais
Isabella Cristina de Sá Novaes Leal, Felipe Omena Marques Alves, Alex Sandro Gomes

Última alteração: 2023-03-08

Resumo


Introdução: A regulação da aprendizagem é um ato intencional, como estratégias de correção e ajustes, empregados para melhorar a aprendizagem (ZIMMERMAN, 2013). Há diferentes modelos propostos (PINTTRICH, 2000; EFKLIDES, 2011), assim como, questionários calibrados para investigação na temática (WEINSTEIN et al.,1987), entretanto, temos uma carência em abordagens para regulação de habilidades para aprimoramento do exercício profissional (ALVES, GOMES, LAUREDON, 2022). Objetivo: Identificar na literatura trabalhos que apresentem abordagens tecnológicas (softwares, sistemas e/ou ferramentas) voltadas ao monitoramento e regulação da aprendizagem com vista à formação de competências profissionais. Método: Faremos uma revisão sistemática utilizando o protocolo proposto por Kitchenham e Charters (2007) nas bases Google Scholar, Portal de Periódico CAPES e Scopus, através do qual iremos identificar, selecionar e analisar os artigos. Resultados esperados: A pesquisa encontra-se em execução, sendo selecionados, até então, 24 trabalhos. Após a finalização, são tidos como resultados esperados: catalogar as diferentes abordagens identificadas na literatura e realizar uma análise comparativa entre os principais diferenciais de cada uma delas. Trabalhos relacionados: artefatos de trabalhos correlacionados à pesquisa (HADWIN, WINNE, 2001; SUNG ET AL., 2005, ROBERTSON, 2011).

Palavras-chave


software, regulação da aprendizagem, competências profissionais

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