Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII MOSTRA TÉCNICA E CIENTÍFICA DO IFSERTÃOPE DO CAMPUS FLORESTA

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Análise e Correlação entre Estratégias de Aprendizagem, Motivação e Desempenho de Estudantes
Laiza Pereira da Silva, Felipe Omena Marques Alves, Alex Sandro Gomes

Última alteração: 2023-03-08

Resumo


Introdução: As estratégias de aprendizagem são ações mentais e comportamentos que os alunos realizam que facilitam a aprendizagem ou a recuperação de conhecimentos já adquiridos. Diferentes autores (GÓES, BORUCHOVITCH, 2022) apresentam os benefícios de sua utilização, como a contribuição para uma maior regulação do processo de aprendizagem e melhora do desempenho acadêmico. Objetivo: Este projeto de pesquisa visa avaliar a frequência de uso de estratégias de aprendizagem, identificando a motivação para aprender e os comportamentos desenvolvidos pelos alunos. Método: O instrumento de pesquisa a ser utilizado são a Escala de Estratégias de Aprendizagem de Boruchovitch e Santos (2004) e a Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Neves e Boruchovitch (2007), por meio do qual coletaremos e analisaremos as respostas com vista a otimizar a qualidade do aprendizado. Resultados esperados: A literatura apresenta que a relação entre a motivação intrínseca e o uso de estratégias de aprendizagem pelo aluno é significativa, ou seja, alunos intrinsicamente motivados estudam por vontade e prazer e, por isso, adotam procedimentos que melhoram os resultados do seu aprendizado. Desse modo, espera-se que ao investigar, possamos entender e analisar de forma apropriada como é dado o processo de aprendizagem dos estudantes do campus e como os métodos/técnicas podem contribuir para uma aprendizagem mais significativa.

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