Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII MOSTRA TÉCNICA E CIENTÍFICA DO IFSERTÃOPE DO CAMPUS FLORESTA

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Ensino Médio: Mapa digital dos Egressos
Jeffeson Lucas de Souza Lima, Júlio Matias Pereira dos Santos, Emanuela da Silva Santos, Yara Regina Pereira Silva Menezes de Sá

Última alteração: 2023-03-10

Resumo


O processo de interiorização do ensino técnico no Brasil tem servido como alento para os filhosdas famílias de todos as classes sociais, em especial das mais carentes, que querem ver seusjovens bem qualificados em alguma competência técnica, seja em nível médio ou superior, emuma instituição de qualidade como os IFs, o mesmo acontece no IFSertãoPE Campus Floresta,o qual oferece dois cursos de informática para os jovens da região: Informática (curso médio) eGestão de Tecnologia da Informação (superior). Sob tal aspecto, o objetivo do projeto é concebere georreferenciar indicadores socioeconômicos dos egressos do curso de informática de nívelmédio do IFSertãoPE Campus Floresta, por meio da coleta de dados descritivos e geográficosdos alunos egressos de informática, entrando em contato com cada um deles, a fim de popularum banco de dados geográfico com os dados descritivos e espaciais obtidos em campo. Para aexecução do projeto, utilizou-se softwares específicos considerando as seguintes metascoordenadas: obter as localizações para onde foram os egressos e os mapas dessaslocalidades, instalar e construir um banco de dados geográfico usando o PostgreSQL; associar acada feição espacial recortada e digitalizada um banco de dados descritivos de cada aluno:realizar recortes espaciais por meio do Sistema de Informação Geográfica QGIS. A partir dafinalização do projeto, espera-se: obter um conjunto de indicadores socioeconômicosarmazenados em um banco de dados geográficos, extraídos por meio de uma ferramenta deSistemas de Informação Geográfica(SIG) para fins do entendimento da relação espacial entre oIFSertãoPE Campus Floresta e as localidades e atuações dos egressos de Informática, parapropor políticas estudantis através dos indicadores obtidos, informar as coordenações doscursos os dados obtidos e apresentá-los em eventos científicos.

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