1. Interdisciplinaridade - Campus Petrolina
ATIVIDADES PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES COMO FORMA DE DINAMIZAÇÃO DO ENSINO DE GEOGRAFIA |
|
FERNANDA DE SOUSA MONTEIRO |
|
PROJETO INTERDISCIPLINAR AFRO E INDÍGENA |
|
CLESIO DE OLIVEIRA DA SILVA |
|
A IMPORTÂNCIA DO USO DO CONHECIMENTO PRÉVIO DO ALUNO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
|
Élen Catarina Mandú |
|
O MEIO AMBIENTE E A ESCOLA: APRENDENDO A PRESERVAR |
|
Patricélia Moreira da Silva |
|
A CONTEXTUALIZAÇÃO E O ENSINO DE QUÍMICA : UMA PROPOSTA NAS AULAS DO ENEM PARA A INSERÇÃO DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DO ENSINO MÉDIO NA UNIVERSIDADE |
|
Gomes Mayara Amariz Gomes |
|
PROJETO INTERDISCIPLINAR AFRO E INDÍGENA |
|
CLESIO JONAS OLIVEIRA DA SILVA, Edivania Granja da Silva Oliveira |
|
VIVENCIANDO A TEORIA NA PRÁTICA: tratamento da água através da experimentação. |
|
Eucimara de Morais |
|
INCLUSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: ATIVIDADES QUE PROMOVEM A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA |
|
Durci Francisca Araujo |
|
A INTERDISCIPLINARIDADE ALIADA AO ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS |
|
Juciana Castro Da Cruz, Juliana Castro Da Cruz |
|
A IMPORTÂNCIA DO JORNAL DE FÍSICA, COMO FERRAMENTA DIDÁTICA INFORMATIVA PARA VITALIZAR O CONHECIMENTO CIENTIFÍCO |
|
indira alves dos santos, Eriosvaldo Junior Ferraz Ramos, Jan Pierre Modesto Alves |
|
1. Interdisciplinaridade - Campus Salgueiro
EXPLORANDO O CONHECIMENTO PRÉVIO: UM OLHAR DIFERENTE DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO PARA A FÍSICA APLICADA |
|
jose pereira alencar |
|
O ENSINO-APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR: FÍSICA E ARTE ATRAVÉS DO TEATRO CIENTIFICO |
|
Maria Leonete Silva |
|
VETORES NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA |
|
Alex de Souza Magalhaes, Andreza Freire dos Santos, Isaias José de Lima, Rafaela Figueiredo Santos, Andreá Freire dos Santos |
|
EXPLORANDO O CONHECIMENTO PRÉVIO: UM OLHAR DIFERENTE DOS ALUNO DO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO PARA A FÍSICA APLICADA |
|
jose pereira alencar |
|
2. Jogos Didáticos - Campus Petrolina
A INTERDISCIPLINARIDADE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A UTILIZAÇÃO DE QUIZ COMO RECURSO DIDÁTICO |
|
Brenda Thaise Cerqueira de Souza |
|
USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM JUAZEIRO-BA |
|
edinalva de Souza Dantas Silva, Rone Everton da Silva Rodrigues, Lucas Gabriel Cardoso, Jeamerson bispo dos santos, Leridean gama de jesus |
|
JOGOS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO MUSICAL |
|
Juliana Cruz, Ingrid Torres Barbosa |
|
JOGOS ELETRÔNICOS: NOVA FORMA DE APRENDER BRINCANDO |
|
Andréia Alves, Bruno Moura, Danielle Martins |
|
2. Jogos Didáticos - Campus Floresta
atividade pedagógica: cosntrução do diagrama de Pauling |
|
ane caroline freire |
|
CONCEPÇÕES ACERCA DA DISCIPLINA DE QUÍMICA DO IF SERTÃO PERNAMBUCANO – CAMPUS FLORESTA |
|
Jozélio Agostinho Lopes, Ana Carolina Nunes do Nascimento, Lindabergue Thais Lopes Ferreira, Juliana Andreza Figueirôa, Vera Lúcia da Silva Augusto Filha, Cíntia Lopes Soares Gomes de Sá |
|
MEMORIZE FÓRMULAS E FORME PARES |
|
Welder Roberto Silva |
|
Estruturando: Uma abordagem lúdica para a revisão das funções orgânicas oxigenadas |
|
Tainara Santos Mira |
|
JOGOS DIDÁTICOS: DESPERTANDO INTERESSE DOS ALUNOS O 3º ANO DA ESCOLA ESTADUAL TEREZINHA SOUSA LIRA PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA |
|
Samara Souza Sá, Claudiana Maria da Silva, Naiara do Nascimento Alves, Vera Lúcia da Silva Augusto Filha |
|
JUNTAQUIM: QUEBRA-CABEÇA INTERATIVO DA TABELA PERÍODICA |
|
Larianny Ricelly Dantas Barbosa, Taísa Amália Lima e Silva, Maria Aparecida Nazário Cassiano, Fabiana Campos Silva, Vera Lúcia da Silva Augusto Filha, Cíntia Lopes Soares Gomes de Sá |
|
JOGO DA FORCA QUÍMICO: UMA RETROSPECTIVA DOS ASSUNTOS DO 1º, 2º E 3º ANO DO ENSINO MÉDIO |
|
Claudiana Maria da Silva, Naiara do Nascimento Alves, Nicanor da Silva Filho, Juliana Freire Santos Novaes de Sá |
|
2. Jogos Didáticos - Campus Salgueiro
PESQUISA SOBRE A EFICIÊNCIA DE UM JOGO EXPERIMENTAL DIDÁTICO NO ENSINO DE FÍSICA: TORNEIRO MECÂNICO |
|
Thiago Silva |
|
2. Jogos Didáticos - Campus Ouricuri
LUDICIDADE: UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA ESTADUAL DOM IDÍLIO JOSE SOARES EM OURICURI-PE |
|
leomacia nunes silva, Thiago Silva Patricio, Ana Paula Freitas Silva, Ana Luiza Lopes Silva, Emerson Pereira Medrado, Alciênio Pessoa Soares |
|
Gincana no Ensino de Química, uma atividade do subprojeto PIBID. |
|
Edileide Costa Santos |
|
Aprendendo com jogos lúdicos um subprojeto do PIBID |
|
ivanilza alves vieira |
|
JOGOS LUDICOS NO ENSINO DA qUIMICA SUBPROJETO PIBID |
|
MARIA JAILSA MARTINS DA SILVA |
|
2. Jogos Didáticos - Outras instituições
JOGOS EDUCATIVOS: O LÚDICO COMO ELEMENTO MOTIVADOR NA APRENDIZAGEM |
Sem título
|
Daiani Raquel Dos Santos Lima, Cláudia Virgínia Albuquerque Prazim Brasilino |
|
3. Projetos Sociais - Campus Petrolina
OS MÉTODOS TRADICIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA PREJUDICAM O APRENDIZADO DO ALUNO NO ENSINO MÉDIO? |
|
Emanuella Thamize de Carvalho Rego, Milene Alves Marreiros, Gizelle Angela Barroso Vieira, Kamilla Barreto Silveira Costa, Monica Dias de Souza Almeida, Kátia dos Santos Portela |
|
A extensão como prática e formação docente: o exemplo do “Cursinho Popular de Ciência e Cultura Paulo Freire” |
|
André Ricardo Dias |
|
A experiência de iniciação à docência no Cursinho Popular Paulo Freire: as humanidades como objeto da intervenção extensionista |
|
André Ricardo Dias |
|
4. Tecnologias da Educação - Campus Petrolina
PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR ALUNOS E PROFESSORES NO ENSINO DE QUÍMICA NA ESCOLA PÚBLICA DE REFERÊNCIA JORNALISTA JOÃO FERREIRA GOMES. |
|
Paloma Bispo Coelho |
|
Inclusão digital para jovens e adultos |
|
Tarcisio Wallen |
|
TABELA PERIÓDICA: SAÚDE E ALIMENTOS |
|
Carla Roane Santana, Gleissa Santana Carmo |
|
A COMPUTAÇÃO COMO FONTE DE INFORMAÇÃO |
|
Darlysson Santos Pereira |
|
Segurança na Internet: Relato de um curso com o setor adiministrativo de uma escola pública estadual. |
|
Thâmillys Marques de Oliveira, Willmara Marques Monteiro |
|
AÇÃO E REFLEXÃO SOBRE O CYBERBULLYING EM UM AMBIENTE ESCOLAR |
|
Willams Silva Andrade, Rodrigo Bezerra Remígio de Queiroz, Danielle Juliana Silva Martins |
|
O INTERESSE DOS ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS PELOS CURSOS DE LICENCIATURA OFERECIDOS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE PETROLINA E JUAZEIRO. |
|
marina santos silva, emanuella carvalho rego |
|
O uso da lousa digital como um recurso facilitador no processo de ensino e aprendizagem |
|
Thâmillys Marques de Oliveira, Gabriela Carvalho Ribeiro, Emanuella Bezerra dos Santos, Murilo Dauro de Andrade Rebolças, Danielle Juliana Silva Martins |
|
4. Tecnologias da Educação - Campus Floresta
A PRODUÇÃO E A INSERÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS, NO 1º E 2º ANO COMO MÉTODOS DE ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS REAÇÕES QUÍMICAS E CONCENTRAÇÃO DE SOLUÇÕES AQUOSAS |
|
Jefferson Renato de Oliveira Machado |
|
4. Tecnologias da Educação - Campus Ouricuri
SMARTPHONES E TABLETS EM CURSOS REGULARES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM AULAS DE INGLÊS |
|
Enio Luiz Costa Tavares, Ivanildo José de Melo Filho |
|
4. Tecnologias da Educação - Outras instituições
DISCUSSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE ACOMPANHAR FORMATIVAMENTE OS APRENDIZES NO CONTEXTO DOS LEARNING MANAGEMENT SYSTEMS (LMS) E DOS PERSONAL LEARNING ENVIRONMENTS (PLE) |
|
Ivanildo José de Melo Filho, Rosângela Saraiva Carvalho, Enio Luiz Costa Tavares, Alex Sandro Gomes |
|
5. Projetos Culturais, artísticos e esportivos - Campus Floresta
BAFÔMETRO QUÍMICO: LEVANDO A EXPERIMENTAÇÃO QUÍMICA PARA A 27° EXPOSIÇÃO DE CAPRINOS E OVINOS DE FLORESTA-PE |
|
Valdinei Souza Silva, Edimar Pereina Nunes, Raí Michel Silva Santos, Vera Lúcia Silva Augusto Filha, Cíntia Lopes Soares Gomes de Sá, Juliana Andreza Figueirôa |
|
6. Educação Inclusiva - Campus Petrolina
OS DESAFIOS DOS DEFICIENTES VISUAIS NO ENSINO REGULAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. |
|
zaidilma santos santana |
|
Exclusão na Sala de Aula Inclusiva |
|
Franklin Xavier Dantas |
|
Inclusão Social: Uma proposta de disseminação cultural do folclore brasileiro a partir de vídeos interpretados em LIBRAS |
|
Vlaney Fernando dos Santos Souza |
|
7. Experimentação em sala de aula - Campus Petrolina
EXPERIMENTAÇÃO EM SALA DE AULA |
|
Debora Santos Carvalho dos Anjos, Jailson Teixeira Neto, Ozenir Luciano, Maria Leopoldina Veras Camelo |
|
REVISANDO A QUÍMICA DO 1º ANO COM PRÁTICAS EM LABORATÓRIO |
|
Lady Kerme Alexandre de Castro, Bruno Alexandre da Silva, Kamila Barreto Silveira Costa, Gizelle Angela Barroso Vieira, Mônica Dias de Souza Almeida, Domingos Sávio Cruz Pereira |
|
A importância da experimentação no ensino fundamental |
|
patricia fraga souza |
|
DANÇA ALÉM DA SALA DE AULA: POSSIBILIDADE DE NOVAS CONFIGURAÇÕES DO AMBIENTE ESCOLAR |
|
Rogério Medeiros SILVA |
|
Flauta doce germânica: possibilidades didáticas na educação musical. |
|
Iuri Ozires Sobreira de Oliveira |
|
Musicalização infantil: construindo conceitos |
|
Marcelo Agostinho Souza Santos |
|
KTOUCH: TUTOR DE DIGITAÇÃO |
|
Gildenilson Silveira de Souza, Thamires Rodrigues Tavares, Danielle Juliana Silva Martins |
|
7. Experimentação em sala de aula - Campus Floresta
A VIVÊNCIA DO EXPERIMENTO DECOMPOSIÇÃO DO PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO COMO MÉTODO DE ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO REAÇÃO QUÍMICA |
|
MARIA APARECIDA CAMPOS SILVA |
|
CONHECENDO O PH: EXTRATO DE REPOLHO ROXO USADO COMO INDICADOR NATURAL DE ÁCIDO E BASE NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
José Bruno Souza, Crisley Daniela Silva, Sara Lopes Nunes, Jaquilene de Souza, Cíntia Lopes Soares, Vera Lúcia Silva |
|
EXPERIMENTAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS NO ESTUDO DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS |
|
Weliton do Nascimento Oliveira |
|
A PRÁTICA EXPERIMENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA CONTRIBUIÇÃO MOTIVACIONAL PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
|
José Bruno Souza, Ecton Rair Pereira, Cícera Eunice Souza, Juliana Freire Sá, Vera Lúcia Silva, Cíntia Lopes Soares |
|
A VIVÊNCIA DO EXPERIMENTO DECOMPOSIÇÃO DO PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO COMO MÉTODO DE ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO REAÇÃO QUÍMICA |
|
MARIA APARECIDA CAMPOS SILVA, KELLY DANUBIA DA SILVA, MAXWEL DA SILVA DIAS, CÍNTIA LOPES GOMES SOARES DE SÁ, VERA LÚCIA DA SILVA AUGUSTO FILHA, FABIANA CAMPOS SILVA |
|
7. Experimentação em sala de aula - Campus Salgueiro
NÚMEROS IRRACIONAIS: UM ESTUDO DE CASO |
|
Alex de Souza Magalhães, Renata Rodrigues de Souza, Isaias José de Lima |
|
PRINCÍPIO DE DIRICHLET: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO MÉDIO DO IF SERTÃO-PE |
|
Alex de Souza Magalhaes, Cicera Emiliane Pereira da Silva, Isaias José de Lima, Francidalva Maria dos Santos, Marília Gicele de Holanda, Keila Maiara Alves Correia |
|
MÁQUINAS SIMPLES: FÍSICA APLICADA A CONSTRUÇÃO CÍVIL |
|
Wendel dos Santos Pereira, Herla Maria Silva Araujo, Jussara Gomes Silva |
|
ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DA MODALIDADE EJA PROMOVE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
|
Emanoel Silva Carvalho |
|
REDUÇÃO AO ABSURDO: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO MÉDIO DO IF SERTÃO-PE |
|
Alex de Souza Magalhaes, Rafael Fernandes Pereira, Isaias José de Lima |
|
7. Experimentação em sala de aula - Campus Ouricuri
IMPACTOS GERADOS DURANTE A REALIZAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DOM IDILÍO JOSÉ SOARES EM OURICURI-PE. |
|
Márcia Regina Lopes, Leandro Luiz Silva, Júlio César Lucindo |
|
RELATOS DE ATIVIDADES REALIZADAS PELOS BOLSISTAS DO PIBID NA ESCOLA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA |
|
Erismar Alencar, Edjan Castro de Souza, Francisca Lucina Cordeiro Bezerra, Josianne de Oliveira Miranda, Alcidênio Soares Pessoa |
|
ENSINO DE CIÊNCIAS: TEORIA E PRÁTICA |
|
FRANCISCA LUCINARA CORDEIRO BEZERRA, ERISMAR ALENCAR VIANA, EDJAN CASTRO SOUZA, JOSIANNE OLIVEIRA MIRANDA |
|
MANDALAS PEDAGÓGICAS: ENTENDENDO O SER PARA ENTENDER A AÇÃO DOCENTE. |
|
WILLANY DA CUNHA REIS, WILLANY DA CUNHA REIS |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .