Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

1. Interdisciplinaridade - Campus Petrolina

ATIVIDADES PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES COMO FORMA DE DINAMIZAÇÃO DO ENSINO DE GEOGRAFIA
FERNANDA DE SOUSA MONTEIRO
PROJETO INTERDISCIPLINAR AFRO E INDÍGENA
CLESIO DE OLIVEIRA DA SILVA
A IMPORTÂNCIA DO USO DO CONHECIMENTO PRÉVIO DO ALUNO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Élen Catarina Mandú
O MEIO AMBIENTE E A ESCOLA: APRENDENDO A PRESERVAR
Patricélia Moreira da Silva
A CONTEXTUALIZAÇÃO E O ENSINO DE QUÍMICA : UMA PROPOSTA NAS AULAS DO ENEM PARA A INSERÇÃO DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DO ENSINO MÉDIO NA UNIVERSIDADE
Gomes Mayara Amariz Gomes
PROJETO INTERDISCIPLINAR AFRO E INDÍGENA
CLESIO JONAS OLIVEIRA DA SILVA, Edivania Granja da Silva Oliveira
VIVENCIANDO A TEORIA NA PRÁTICA: tratamento da água através da experimentação.
Eucimara de Morais
INCLUSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: ATIVIDADES QUE PROMOVEM A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
Durci Francisca Araujo
O PROCESSAMENTO DA ENERGIA DE MANUTENÇÃO DA VIDA: FOTOSSÍNTESE
Fábio Gonçalves Silva, Edilson Vitoriano Silva, Maria Tavares Vieira
A INTERDISCIPLINARIDADE ALIADA AO ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS
Juciana Castro Da Cruz, Juliana Castro Da Cruz
A IMPORTÂNCIA DO JORNAL DE FÍSICA, COMO FERRAMENTA DIDÁTICA INFORMATIVA PARA VITALIZAR O CONHECIMENTO CIENTIFÍCO
indira alves dos santos, Eriosvaldo Junior Ferraz Ramos, Jan Pierre Modesto Alves

1. Interdisciplinaridade - Campus Salgueiro

EXPLORANDO O CONHECIMENTO PRÉVIO: UM OLHAR DIFERENTE DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO PARA A FÍSICA APLICADA
jose pereira alencar
O ENSINO-APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR: FÍSICA E ARTE ATRAVÉS DO TEATRO CIENTIFICO
Maria Leonete Silva
VETORES NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA
Alex de Souza Magalhaes, Andreza Freire dos Santos, Isaias José de Lima, Rafaela Figueiredo Santos, Andreá Freire dos Santos
EXPLORANDO O CONHECIMENTO PRÉVIO: UM OLHAR DIFERENTE DOS ALUNO DO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO PARA A FÍSICA APLICADA
jose pereira alencar

2. Jogos Didáticos - Campus Petrolina

A INTERDISCIPLINARIDADE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A UTILIZAÇÃO DE QUIZ COMO RECURSO DIDÁTICO
Brenda Thaise Cerqueira de Souza
USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM JUAZEIRO-BA
edinalva de Souza Dantas Silva, Rone Everton da Silva Rodrigues, Lucas Gabriel Cardoso, Jeamerson bispo dos santos, Leridean gama de jesus
JOGOS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO MUSICAL
Juliana Cruz, Ingrid Torres Barbosa
JOGOS ELETRÔNICOS: NOVA FORMA DE APRENDER BRINCANDO
Andréia Alves, Bruno Moura, Danielle Martins

2. Jogos Didáticos - Campus Floresta

atividade pedagógica: cosntrução do diagrama de Pauling
ane caroline freire
CONCEPÇÕES ACERCA DA DISCIPLINA DE QUÍMICA DO IF SERTÃO PERNAMBUCANO – CAMPUS FLORESTA
Jozélio Agostinho Lopes, Ana Carolina Nunes do Nascimento, Lindabergue Thais Lopes Ferreira, Juliana Andreza Figueirôa, Vera Lúcia da Silva Augusto Filha, Cíntia Lopes Soares Gomes de Sá
MEMORIZE FÓRMULAS E FORME PARES
Welder Roberto Silva
Estruturando: Uma abordagem lúdica para a revisão das funções orgânicas oxigenadas
Tainara Santos Mira
JOGOS DIDÁTICOS: DESPERTANDO INTERESSE DOS ALUNOS O 3º ANO DA ESCOLA ESTADUAL TEREZINHA SOUSA LIRA PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
Samara Souza Sá, Claudiana Maria da Silva, Naiara do Nascimento Alves, Vera Lúcia da Silva Augusto Filha
JUNTAQUIM: QUEBRA-CABEÇA INTERATIVO DA TABELA PERÍODICA
Larianny Ricelly Dantas Barbosa, Taísa Amália Lima e Silva, Maria Aparecida Nazário Cassiano, Fabiana Campos Silva, Vera Lúcia da Silva Augusto Filha, Cíntia Lopes Soares Gomes de Sá
JOGO DA FORCA QUÍMICO: UMA RETROSPECTIVA DOS ASSUNTOS DO 1º, 2º E 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Claudiana Maria da Silva, Naiara do Nascimento Alves, Nicanor da Silva Filho, Juliana Freire Santos Novaes de Sá

2. Jogos Didáticos - Campus Salgueiro

PESQUISA SOBRE A EFICIÊNCIA DE UM JOGO EXPERIMENTAL DIDÁTICO NO ENSINO DE FÍSICA: TORNEIRO MECÂNICO
Thiago Silva

2. Jogos Didáticos - Campus Ouricuri

LUDICIDADE: UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA ESTADUAL DOM IDÍLIO JOSE SOARES EM OURICURI-PE
leomacia nunes silva, Thiago Silva Patricio, Ana Paula Freitas Silva, Ana Luiza Lopes Silva, Emerson Pereira Medrado, Alciênio Pessoa Soares
Gincana no Ensino de Química, uma atividade do subprojeto PIBID.
Edileide Costa Santos
Aprendendo com jogos lúdicos um subprojeto do PIBID
ivanilza alves vieira
JOGOS LUDICOS NO ENSINO DA qUIMICA SUBPROJETO PIBID
MARIA JAILSA MARTINS DA SILVA

2. Jogos Didáticos - Outras instituições

JOGOS EDUCATIVOS: O LÚDICO COMO ELEMENTO MOTIVADOR NA APRENDIZAGEM Sem título
Daiani Raquel Dos Santos Lima, Cláudia Virgínia Albuquerque Prazim Brasilino

3. Projetos Sociais - Campus Petrolina

OS MÉTODOS TRADICIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA PREJUDICAM O APRENDIZADO DO ALUNO NO ENSINO MÉDIO?
Emanuella Thamize de Carvalho Rego, Milene Alves Marreiros, Gizelle Angela Barroso Vieira, Kamilla Barreto Silveira Costa, Monica Dias de Souza Almeida, Kátia dos Santos Portela
A extensão como prática e formação docente: o exemplo do “Cursinho Popular de Ciência e Cultura Paulo Freire”
André Ricardo Dias
A experiência de iniciação à docência no Cursinho Popular Paulo Freire: as humanidades como objeto da intervenção extensionista
André Ricardo Dias

4. Tecnologias da Educação - Campus Petrolina

PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR ALUNOS E PROFESSORES NO ENSINO DE QUÍMICA NA ESCOLA PÚBLICA DE REFERÊNCIA JORNALISTA JOÃO FERREIRA GOMES.
Paloma Bispo Coelho
O uso das tecnologias para o ensino de Química no IF Sertão- Pe, Campus Petrolina através da construção e exibição de artigo-vídeo
Lady Kerme Alexandre de Castro, Janaína Lima de Oliveira, Thainá Kelly dos Santos Silva, Ruhama Cristina Guedes Amorim Gomes
Inclusão digital para jovens e adultos
Tarcisio Wallen
TABELA PERIÓDICA: SAÚDE E ALIMENTOS
Carla Roane Santana, Gleissa Santana Carmo
A COMPUTAÇÃO COMO FONTE DE INFORMAÇÃO
Darlysson Santos Pereira
Segurança na Internet: Relato de um curso com o setor adiministrativo de uma escola pública estadual.
Thâmillys Marques de Oliveira, Willmara Marques Monteiro
AÇÃO E REFLEXÃO SOBRE O CYBERBULLYING EM UM AMBIENTE ESCOLAR
Willams Silva Andrade, Rodrigo Bezerra Remígio de Queiroz, Danielle Juliana Silva Martins
O INTERESSE DOS ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS PELOS CURSOS DE LICENCIATURA OFERECIDOS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE PETROLINA E JUAZEIRO.
marina santos silva, emanuella carvalho rego
O uso da lousa digital como um recurso facilitador no processo de ensino e aprendizagem
Thâmillys Marques de Oliveira, Gabriela Carvalho Ribeiro, Emanuella Bezerra dos Santos, Murilo Dauro de Andrade Rebolças, Danielle Juliana Silva Martins

4. Tecnologias da Educação - Campus Floresta

A PRODUÇÃO E A INSERÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS, NO 1º E 2º ANO COMO MÉTODOS DE ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS REAÇÕES QUÍMICAS E CONCENTRAÇÃO DE SOLUÇÕES AQUOSAS
Jefferson Renato de Oliveira Machado

4. Tecnologias da Educação - Campus Ouricuri

SMARTPHONES E TABLETS EM CURSOS REGULARES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM AULAS DE INGLÊS
Enio Luiz Costa Tavares, Ivanildo José de Melo Filho

4. Tecnologias da Educação - Outras instituições

DISCUSSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE ACOMPANHAR FORMATIVAMENTE OS APRENDIZES NO CONTEXTO DOS LEARNING MANAGEMENT SYSTEMS (LMS) E DOS PERSONAL LEARNING ENVIRONMENTS (PLE)
Ivanildo José de Melo Filho, Rosângela Saraiva Carvalho, Enio Luiz Costa Tavares, Alex Sandro Gomes

5. Projetos Culturais, artísticos e esportivos - Campus Floresta

BAFÔMETRO QUÍMICO: LEVANDO A EXPERIMENTAÇÃO QUÍMICA PARA A 27° EXPOSIÇÃO DE CAPRINOS E OVINOS DE FLORESTA-PE
Valdinei Souza Silva, Edimar Pereina Nunes, Raí Michel Silva Santos, Vera Lúcia Silva Augusto Filha, Cíntia Lopes Soares Gomes de Sá, Juliana Andreza Figueirôa

6. Educação Inclusiva - Campus Petrolina

OS DESAFIOS DOS DEFICIENTES VISUAIS NO ENSINO REGULAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
zaidilma santos santana
Exclusão na Sala de Aula Inclusiva
Franklin Xavier Dantas
Inclusão Social: Uma proposta de disseminação cultural do folclore brasileiro a partir de vídeos interpretados em LIBRAS
Vlaney Fernando dos Santos Souza
IMPACTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA SEMANA DA INCLUSÃO NO IF SERTÃO-PE
Breno Silva Almeida

7. Experimentação em sala de aula - Campus Petrolina

EXPERIMENTAÇÃO EM SALA DE AULA
Debora Santos Carvalho dos Anjos, Jailson Teixeira Neto, Ozenir Luciano, Maria Leopoldina Veras Camelo
REVISANDO A QUÍMICA DO 1º ANO COM PRÁTICAS EM LABORATÓRIO
Lady Kerme Alexandre de Castro, Bruno Alexandre da Silva, Kamila Barreto Silveira Costa, Gizelle Angela Barroso Vieira, Mônica Dias de Souza Almeida, Domingos Sávio Cruz Pereira
A importância da experimentação no ensino fundamental
patricia fraga souza
DANÇA ALÉM DA SALA DE AULA: POSSIBILIDADE DE NOVAS CONFIGURAÇÕES DO AMBIENTE ESCOLAR
Rogério Medeiros SILVA
Flauta doce germânica: possibilidades didáticas na educação musical.
Iuri Ozires Sobreira de Oliveira
Musicalização infantil: construindo conceitos
Marcelo Agostinho Souza Santos
KTOUCH: TUTOR DE DIGITAÇÃO
Gildenilson Silveira de Souza, Thamires Rodrigues Tavares, Danielle Juliana Silva Martins
CONSTUINDO SABERES E COMPETENCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA INTERVENÇÃO NO PROEJA TÉCNICO EM INFORMÁTICA DO IF SERTÃO-PE
Breno Silva Almeida

7. Experimentação em sala de aula - Campus Floresta

A VIVÊNCIA DO EXPERIMENTO DECOMPOSIÇÃO DO PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO COMO MÉTODO DE ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO REAÇÃO QUÍMICA
MARIA APARECIDA CAMPOS SILVA
CONHECENDO O PH: EXTRATO DE REPOLHO ROXO USADO COMO INDICADOR NATURAL DE ÁCIDO E BASE NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
José Bruno Souza, Crisley Daniela Silva, Sara Lopes Nunes, Jaquilene de Souza, Cíntia Lopes Soares, Vera Lúcia Silva
EXPERIMENTAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS NO ESTUDO DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Weliton do Nascimento Oliveira
A PRÁTICA EXPERIMENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA CONTRIBUIÇÃO MOTIVACIONAL PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
José Bruno Souza, Ecton Rair Pereira, Cícera Eunice Souza, Juliana Freire Sá, Vera Lúcia Silva, Cíntia Lopes Soares
A VIVÊNCIA DO EXPERIMENTO DECOMPOSIÇÃO DO PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO COMO MÉTODO DE ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO REAÇÃO QUÍMICA
MARIA APARECIDA CAMPOS SILVA, KELLY DANUBIA DA SILVA, MAXWEL DA SILVA DIAS, CÍNTIA LOPES GOMES SOARES DE SÁ, VERA LÚCIA DA SILVA AUGUSTO FILHA, FABIANA CAMPOS SILVA

7. Experimentação em sala de aula - Campus Salgueiro

NÚMEROS IRRACIONAIS: UM ESTUDO DE CASO
Alex de Souza Magalhães, Renata Rodrigues de Souza, Isaias José de Lima
PRINCÍPIO DE DIRICHLET: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO MÉDIO DO IF SERTÃO-PE
Alex de Souza Magalhaes, Cicera Emiliane Pereira da Silva, Isaias José de Lima, Francidalva Maria dos Santos, Marília Gicele de Holanda, Keila Maiara Alves Correia
MÁQUINAS SIMPLES: FÍSICA APLICADA A CONSTRUÇÃO CÍVIL
Wendel dos Santos Pereira, Herla Maria Silva Araujo, Jussara Gomes Silva
ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DA MODALIDADE EJA PROMOVE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Emanoel Silva Carvalho
REDUÇÃO AO ABSURDO: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO MÉDIO DO IF SERTÃO-PE
Alex de Souza Magalhaes, Rafael Fernandes Pereira, Isaias José de Lima

7. Experimentação em sala de aula - Campus Ouricuri

IMPACTOS GERADOS DURANTE A REALIZAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DOM IDILÍO JOSÉ SOARES EM OURICURI-PE.
Márcia Regina Lopes, Leandro Luiz Silva, Júlio César Lucindo
RELATOS DE ATIVIDADES REALIZADAS PELOS BOLSISTAS DO PIBID NA ESCOLA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
Erismar Alencar, Edjan Castro de Souza, Francisca Lucina Cordeiro Bezerra, Josianne de Oliveira Miranda, Alcidênio Soares Pessoa
ENSINO DE CIÊNCIAS: TEORIA E PRÁTICA
FRANCISCA LUCINARA CORDEIRO BEZERRA, ERISMAR ALENCAR VIANA, EDJAN CASTRO SOUZA, JOSIANNE OLIVEIRA MIRANDA
MANDALAS PEDAGÓGICAS: ENTENDENDO O SER PARA ENTENDER A AÇÃO DOCENTE.
WILLANY DA CUNHA REIS, WILLANY DA CUNHA REIS


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .