Tamanho da fonte:
AGÊNCIA DE LETRAMENTO(S): DIAGNÓSTICO DAS PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA NO IF SERTÃO PERNAMBUCANO - CAMPUS SALGUEIRO
Última alteração: 2013-04-17
Resumo
A presente investigação traz uma reflexão sobre o que se entende por letramento(s) e como esta abordagem pedagógica de ensino pode produzir impactos na formação dos sujeitos aprendizes de língua estrangeira, bem como de língua materna, no ensino médio (EM). Uma vez que ao serem usuários de linguagem, os alunos se percebem como construtores e produtores ativos do seu conhecimento, em contextos diferenciados além da sala de aula. Tal processo de conscientização das experiências de cultura letrada terá impacto, por sua vez, nas práticas escolares. Assim, o estudo propõe diagnosticar as práticas de leitura e de escrita que são desenvolvidas e vivenciadas pelos discentes de EM do Campus Salgueiro, com o objetivo de delinear ações que visem uma postura protagonista por meio da linguagem, em uma atividade contínua de construção de sentidos ao inseri-los em práticas socioculturamente contextualizadas e situadas que os levem a oportunidade de construir, compartilhar, recriar e recontextualizar a sua aprendizagem. Nesse sentido, o estudo pauta-se nos últimos direcionamentos propostos pelas Orientações Nacionais do Ensino Médio (OCNEM, BRASIL, 2006) e pela perspectiva do letramento, mais precisamente em sua vertente sociocultural (BARTON, HAMILTON, IVANIC, 2005; SOARES, 2005; CASSANY, 2006; ROJO, 2009), para a discussão e análise desta pesquisa.
Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.