Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2011/12 - PIBIC, PIBIC Jr.

Tamanho da fonte: 
Gestão empreendedora para a sustentabilidade da agricultura familiar no semiárido: O caso da comunidade Sítio Riachinho do município Verdejante-PE
Francisca Wislana Costa Pinto, Sandra Regina da Silva Galvão, Rodrigo de Araujo Soares, Carlos Magno Bezerra de Azevedo Silva, Orlando Everton de Souza Ferreira

Última alteração: 2012-09-22

Resumo


A atividade rural no Brasil tem sofrido grandes transformações tecnológicas, sociais, econômicas, políticas e ambientais. Nesse cenário, para que os empreendedores rurais consigam enfrentar essas novas mudanças, se faz necessário novas atitudes, novas posturas e quebra de paradigmas.

Esse projeto tem como proposito desenvolver um modelo de gestão focada nas atitudes empreendedoras do produtor rural da comunidade Sítio Riachinho do município Verdejante-PE e que venha a permitir uma melhor compreensão sobre a região, suas potencialidades e a conscientização sobre o manejo, as inovações, e o desenvolvimento das melhores práticas e técnicas para produzir e tornarem-se competitivos diante das exigências do mercado. Para elaboração desse projeto iremos diagnosticar a realidade rural da região, o perfil do empreendedor rural e as atividades da agricultura familiar, através de revisão de bibliografias, relatórios e pesquisa de campo com aplicação de questionários.

Com os resultados obtidos pretendemos compor uma equipe multidisciplinar para coordenar e assessorar as atividades empreendedoras dos proprietários locais e promover sustentabilidade da agricultura familiar.


Referências


CAPRA, F. As conexões ocultas. 3ed. São Paulo: Pensamento Cultrix, 2003.

_________ A teia da vida: uma nova compreensão cientifica dos sistemas vivos/Fritjof Capra: tradução Newton Roberval Eichemberg. São Paulo: Cultrix, 2006.

CONDEPE/FIDEM Agência estadual de planejamento e pesquisas de Pernambuco. Disponível em http://200.238.107.167/c/portal/layout?p_l_id=PUB.1557.17. Acesso em 27/01/11

DOLABELA, Fernando. Oficina do Empreendedor – a metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. 6. ed. São Paulo: Cultura. 1999. 280 p.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

JACOBI, P. Cidade e meio ambiente. São Paulo: Annablume, 1999

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999

ROQUE, Andréia Maria e VIVAN, Antonio Marcos. Turismo no espaço rural: uma estratégia para a nova gestão brasileira. Revista de Administração da UFLA. V.1 – N. 1 – Jan./Jun. 1999, p. 5 - 13

SCHNEIDER, S. Teoria social, agricultura familiar e pluriatividade. Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo: v.18, n.51, 2003. P. 99 – 121.

SILVA, Christian Luiz (Org).) Desenvolvimento sustentável: um modelo analítico, integrado e adaptativo. Petrópolis/RJ: Vozes, 2006

WANDERLEY, N. Territorialidade e ruralidade no Nordeste: por um pacto social e pelo desenvolvimento rural. In: SABOURIN, E.; TEXEIRA, O. (orgs.) Planejamento e desenvolvimento dos territórios rurais: conceitos, controvérsias e experiências. Brasília: EMBRAPA Informação Tecnológica, 2002, p. 41-52.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.