Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, PIBIC/ PIBITI/ PIBIC JR. 2015/2016

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A EFICÁCIA DA MUSICOTERAPIA PARA SOCIALIZAÇÃO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM TRANSTORNOS COMPORTAMENTAIS/COGNITIVOS
Edilaine Pereira de Sousa, Geilane Mirelle de Carvalho Costa, Lady-Anne Pereira Siqueira, Rosana Amancio Pereira, Vitor Vinícius dos Santos Barbosa

Última alteração: 2015-07-21

Resumo


Muitos estudantes brasileiros sofrem de Transtorno Bipolar, Transtorno Obsessivo Compulsivo Fobias diversas, Pânico, Ansiedade aguda, Déficit de Atenção/Hiperatividade e muitas vezes são rotulados apenas como subversivos às normas instituídas. Havendo pouca intervenção, as consequências vão desde a evasão escolar até, em casos extremos, homicídios, suicídios, devido à pouca socialização destes sujeitos com seus pares. Sabe-se que muitos discentes são estigmatizados pelos colegas quando não interagem em sala de aula como os demais alunos e com docentes. Por isso, a partir do gênero música, associado à literatura, iniciaremos um estudo de caso, envolvendo estudantes diagnosticados com algum problema comportamental ou cognitivo. Com os estudos interartes, será possível perceber os avanços ou não destes indivíduos e o consequente impacto socioambiental, ou seja, se há ampliação do nível de letramento e se há melhoria nas relações sociais a partir destas ações. Com base no exposto, que este projeto está ancorado. Trata-se de uma proposta que engloba a musicoterapia, visando auxiliar este público a buscar tratamentos específicos com psiquiatras, psicólogos e terapeutas, podendo a instituição oferecer oficinas, palestras, minicursos, rodas de leitura, mesas redondas e outras ações, utilizando a música como instrumento metodológico eficaz para melhor socialização e convivência com os transtornos citados. Assim, o intuito é desenvolver atividades educativas que visam o aumento no rendimento escolar e a elevação da autoestima, para que esses alunos se vejam como sujeitos capazes de construir sua própria história na sociedade em que vivem e não se automutilarem ou praticarem outros atos violentos contra si e o próximo. Em suma, a pesquisa visa, através da musicoterapia, associada à terapia cognitivo-comportamental, auxiliar os sujeitos a interagi melhor com a turma, professores e demais pessoas nas quais convive no âmbito social.

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