Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, PIBIC/ PIBITI/ PIBIC JR. 2016/2017

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A implementação do ensino de música nas escolas do município de Petrolina/PE: um estudo de casos múltiplos
Matheus Henrique da Fonseca Barros

Última alteração: 2016-07-14

Resumo


O ensino de Música nas escolas de educação básica do Brasil já passou pelas mais diversas fases. Porém, desde o ano de 2008, as discussões se intensificaram. Isso se deu por conta da aprovação da Lei 11.769/08 (Brasil, 2008) que inclui o ensino de música como conteúdo obrigatório na educação básica. O processo de implementação da referida Lei tem encontrado obstáculos nas redes de ensino de todo o país, especialnte pelo desconhecimento de parte de gestores e professores. Observando esse panorama, propomos o presente projeto que tem por objetivo geral compreender o processo de implementação do ensino de Música nas escolas de ensino básico do município de Petrolina/PE. Para tal, como objetivo específico temos: i) identificar as diferentes fases do processo de implementação do ensino de música nas escolas de ensino básico município de Petrolina/PE; ii) analisar as concepções dos gestores das escolas de ensino básico do município de Petrolina/PE quanto ao ensino de música ii) identificar as concepções e práticas dos professores de música das escolas de ensino básico da região. O projeto lançara mão da abordagem qualitativa (MINAYO, 1994), utilizando com estratégia de pesquisa o Estudo de Casos Múltiplos  (YIN, 2005). O campo de pesquisa serão as escolas de ensino básico de Petrolina/PE, e os sujeitos da pesquisa serão os professores e gestores dessas escolas. O procedimento de coleta de dados constará de entrevistas semiestruturadas, análise documental e observação não participante. O tratamento dos dados será feito à luz da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Com a realização do projeto pretendemos ampliar a compreensão da educação musical como objeto do conhecimento; um melhor entendimento do processo de implementação do ensino de música nas escolas da região; propostas práticas para a resolução de possíveis problemas.

 


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