Última alteração: 2012-08-15
Resumo
O presente documento intenciona-se apresentar os resultados oriundos da pesquisa sobre o “estado da arte” do ensino de Química na rede pública de ensino médio em Ouricuri e cidades circunvizinhas, realizada durante os dois semestres do ano de 2011, com a interlocução dos alunos do curso de Licenciatura em Química ofertado pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano - IF Sertão – PE, Campus Ouricuri, sendo produto de Projeto Voluntário de Iniciação Científica – PIVIC. A ideia central do texto é apresentar reflexões acerca do ensino de Química desenvolvido nas escolas públicas e traçar um perfil do docente que leciona o componente curricular de Química nas escolas públicas de Ouricuri, em principio, com o iniciar da pesquisa caminhou-se para algumas cidades circunvizinhas que fazem parte da Região do Araripe. É um estudo qualitativo, utilizando-se do método descritivo analítico, orientado por observação direta em sala de aula e aplicação de entrevista semi-estruturada com os docentes, para o procedimento de análise utilizou-se de categorias comparativas, sendo que todo processo foi marcado por um levantamento bibliográfico. Como principal resultado pode-se perceber que não existe nas escolas pesquisadas docente que leciona o componente Química que tenha formação específica, predominando a formação em Ciências Biológicas, dentre outras áreas de formação. Ao final o estudo direciona-nos a repensar a atuação com o componente, propondo a oferta da educação continuada para os docentes e aplicação de uma educação contextualizada como possíveis caminhos para melhor obter resultados com o ensino de Química na região estudada.