ELABORAÇÃO E CONSTRUÇÃO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA DO CAMPUS OURICURI

Jairo Carlos de Oliveira Quintans, Antônio Rennan Sales, Rivânia Oliveira de Lima, Renan Fernandes de Maraes, Wandson Marinho Lima

Resumo


Introdução: O laboratório de Matemática pode ser visto como um espaço de construção do conhecimento, tanto individual, como coletivo. Neste ambiente, os recursos didático pedagógicos podem passar a ter vida própria, seja enquanto propostas didáticas ou mesmo como outros tipos de materiais didáticos que auxiliem a construção epistemológica dos que nele se encontrem. Objetivo: A meta deste projeto é construir os matérias didáticos que possam ser utilizados para facilitar a relação do Ensino Aprendizagem de Matemática no cotidiano dos alunos, todo esse trabalho será realizado em uma prazo de oito meses, ao fim será produzido uma artigo que será submetido A REMAT: Revista Eletrônica da Matemática porém, fragmentos serão apresentados em eventos da área e em eventos científicos realizados pela instituição, como a JINCE. Materiais eMétodos: Estamos construindo alguns materiais didáticos que serão utilizados no Laboratório de Matemática, tendo em vista que mais adiante será implantado o Curso de Licenciatura em Matemática no nosso campus, primeiramente estudamos alguns trabalhos com essa temática para detectarmos quais materiais podemos construir, posteriormente fizemos a construção de alguns materiais que podem ser utilizados futuramente no Laboratório de Matemática.  Resultados: Com o estudo de quais materiais didáticos podemos utilizar no processo de ensino e aprendizagem em Matemática fizemos a construção de alguns deles, tais como: o Tangran, Teodolito, Geoplano, Sólidos Geométricos e  a Torre de Hanói explorando toda a matemática que existe por traz dos mesmos, além disso fizemos a aplicação dos mesmos em sala de aula. Considerações Finais: A relação entre o professor e aluno no que diz respeito a ensinar matemática exige uma carga muito grande as vezes a teoria matemática em si traz muitas dificuldades pra os alunos, sendo assim os materiais funcionam como uma ponte de ligação entre teoria e prática. Depois da confecção dos materiais levamos os mesmos para sala de aula para serem explorados pelos alunos, para que assim eles pudessem pesquisar e estudar a matemática que podemos explorar com esses materiais.

Palavras-chave


Educação Matemática; Facilitador, Ensino Aprendizagem

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Jairo Carlos de Oliveira Quintans, Antônio Rennan Sales, Rivânia Oliveira de Lima, Renan Fernandes de Maraes, Wandson Marinho Lima

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.