PRODUÇÃO DE CARVÃO ATIVADO A PARTIR DE RESÍDUOS DA XEPA OURICURIENSE E AVALIAÇÃO DE SUA CAPACIDADE ADSORTIVA IDENTIFICAÇÃO IN SILICO DE SEMIOQUÍMICOS

Maria José Jesuíno Cavalcante, Antônio Walber Araújo Pereira, Renato César da Silva

Resumo


Introdução: O impacto ambiental causado pelo descarte incorreto da geração de resíduos, desperta grande preocupação dos devidos órgãos ambientais e da comunidade acadêmica. Várias pesquisas são desenvolvidas com o intuito de encontrar opções de reutilização de tais resíduos. O carvão ativado, comumente utilizado em processos chamados de adsorção, é um dos materiais que apresenta propriedades interessantes às quais vêm despertando grande interesse no meio científico em ultima década. Objetivo: O principal objetivo deste trabalho foi produzir carvão ativado oriundo de resíduos da xepa ouricuriense com características dos carvões já industrializados comercialmente, ou seja, que apresenta área superficial elevada, diversidade de poros e valor agregado. Materiais eMétodos: Os resíduos coletados foram casca de banana prata, engaço da uva e casca de laranja pera. As amostras foram secadas em estufa, trituradas e peneiradas para obtenção de uma granulometria uniforme. Os resíduos foram pesados na proporção 1:1:0,3 g, ativados com solução aquosa de KOH e solução aquosa de H₃PO₄, e em seguida levados para estufa. Em seguida, as amostras foram carbonizadas e preparadas para a caracterização via análise termogravimétrica.  Resultados: Nos resultados TGA nas amostras ativadas com solução básica ocorreu uma determinada perda de massa em faixas de temperaturas diferentes. Tais ocorrências foram atribuídas às perdas de umidade, de compostos voláteis, como os carboxilados soltos durante o processo de pirólise, perda de água e degradação da hemicelulose e celulose. As amostras ativadas com solução ácida houve perda de água em algumas faixas de temperatura, perda constante de massa de umidade, seguida de estabilidade na degradação. Considerações Finais: A produção de carvão ativado oriundo da matéria da xepa ouricuriense destacou um estudo significativo e com alto potencial. A composição estrutural das matérias-primas apresentam substâncias que favorecem a elaboração de carvão ativado de forma eficiente, como é o caso da celulose e dentre outros compostos carboxilados. Em temperaturas mais elevadas percebeu-se uma leve perda de massa atribuída a liberação de compostos voláteis constituídos de hidrogênio e oxigênio.

Palavras-chave


resíduos; xepa; carvão ativado; adsorção.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Maria José Jesuíno Cavalcante, Antônio Walber Araújo Pereira, Renato César da Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.