CONSTRUÇÃO DE BIODIGESTOR ARTESANAL PARA DEMONSTRAÇÃO DE PRODUÇÃO DE BIOFERTILIZANTE E BIOGÁS MEDIANTE REAPROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS ORG NICOS DA COZINHA DO IF SERTÃO-PE CAMPUS PETROLINA

Esdras Wilson Nunes Torres, Washington Djalma Andrade Lima, Ednaldo Gomes da Silva

Resumo


Introdução: O aquecimento global é uma preocupação e uma realidade que a humanidade precisa enfrentar global e localmente. Uma das formas de combater esse avanço é pelo uso de fontes alternativas de energia, como o biogás, que pode ser produzido de forma controlada em biodigestores. Para reaproveitar os resíduos orgânicos da cozinha do IF Sertão Campus Petrolina, este projeto se destinou a investigar a viabilidade de tratamento desse rejeito, através da construção de um biodigestor artesanal. Objetivo: Confeccionar um protótipo de biodigestor anaeróbio de baixo custo para estudo de viabilidade de tratamento dos resíduos sólidos orgânicos oriundos dos rejeitos da merenda escolar do IF Sertão-PE Campus Petrolina. Materiais eMétodos: Após o período de preparação da equipe, foi confeccionado um biodigestor de 0,1m³, para operação em fluxo semicontínuo. O sistema inoculado com esterco bovino. Após um período de aclimatação de 15 dias, foi observado o início da produção de biogás. A partir de então, o biodigestor passou a ser alimentado com os resíduos orgânicos provenientes da cozinha do Campus Petrolina, mediante um monitoramento de 90 dias do sistema, entre os meses de setembro a novembro de 2019.  Resultados: Durante o período de monitoramento, foi constatada tanto a produção de biogás quanto de digestato, que foi utilizado como biofertilizante nas plantas do Campus. De forma geral, observou-se a produção efetiva de biogás a partir dos resíduos orgânicos da cozinha, mostrando que o biodigestor pode ser uma alternativa viável para destinação desse tipo de rejeito. Considerações Finais: O biodigestor apresentou bom funcionamento na conversão de matéria orgânica em biogás, confirmando-se com uma alternativa viável para o Campus. Como sugestão para trabalhos futuros, sugere-se o estudo de um sistema de captação e armazenamento de gás, que possa ser acoplado a este sistema.

Palavras-chave


Palavras-chave: biodigestor; biogás; efeito estufa; sustentabilidade; energia.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Esdras Wilson Nunes Torres, Washington Djalma Andrade Lima, Ednaldo Gomes da Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.