PROJETO BEBEDOUROS – MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA CONSUMIDA NOS BEBEDOUROS DOS CAMPI PETROLINA E PETROLINA ZONA RURAL DO IF SERTÃO-PE.

Italo Daniel Nunes Macedo, Maria Cláudia Soares Cruz Coelho, Marcelo Iran de Souza Coelho, Fernanda Fernandes Pinheiro da Costa, Maria Francisca Coelho Batista

Resumo


Introdução: A água é um recurso de grande importância para os seres vivos e fornecer uma água de má qualidade pode prejudicar a saúde, tornando-se uma via de transmissão de inúmeras doenças, sendo de extrema importância o fornecimento de água potável para consumo humano, ou seja, a água deve possuir características físicas, químicas e biológicas que não afetem a qualidade de vida da população, atendendo aos padrões preconizados na legislação referente à potabilidade da água. Objetivo: Avaliar as condições bacteriológicas, de cloro residual e pH das amostras de água dos bebedouros dos campis Petrolina e Petrolina Zona Rural verificando a composição físico-química da água no tocante à pH e cloro residual e também  apurando os parâmetros microbiológicos através das análises de contagem de coliformes totais (a 37 °C) e termotolerantes (45 °C), além da verificação da  presença de Escherichia coli. Materiais eMétodos: Coletaram-se amostras de águas dos diversos bebedouros dos Campis Petrolina e Petrolina Zona rural. Realizaram-se análises físico-químicas de cloro residual e pH, além das análises microbiológicas de coliformes totais e termotolerantes. Foi realizada análise estatística descritiva simples com as frequências quantificadas como sendo dentro e/ou fora dos padrões, sendo confrontadas à luz da legislação vigente.  Resultados: Os valores de pH variaram de 5,61 a 6,73, com 12 amostras fora dos padrões preconizados na legislação (6 a 9). Apenas uma amostra de cada Campi apresentou valores de cloro residual dentro do que é permitido (<0,2mg/L a 2mg/L). A contagem de coliformes totais atendeu aos padrões da legislação brasileira, tendo apenas uma amostra do Campus Petrolina Zona Rural apresentado crescimento deste micro-organismo (0,3 NMP ̸ mL) e negativado para coliforme termotolerante, porém, dentro do permitido. Considerações Finais: A ausência de Cloro residual na maioria das amostras e os baixos valores de pH podem inferir negativamente na qualidade da água ofertada, sendo necessária a correção, monitoramento e manutenção constante da água e dos bebedouros em relação a estes parâmetros.

Palavras-chave


água; bactéria; cloro; coliforme; pH; qualidade

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Italo Daniel Nunes Macedo, Maria Cláudia Soares Cruz Coelho, Marcelo Iran de Souza Coelho, Fernanda Fernandes Pinheiro da Costa, Maria Francisca Coelho Batista

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.