ASPECTOS FISIOLÓGICOS E MONITORAMENTO DA ENTOMOFAUNA DO ALGODOEIRO (GOSSYPIOM HIRSUTUM L) EM CONSÓRCIO COM FLOR-DE- SEDA (CALOTROPIS PROCERA (AITON) W.T. AITON, APOCYNACEAE).

Mayara da Purificação Miranda, Ana Rita Leandro dos Santos, Yandra Cardoso de Carvalho, Erick Matheus Ferreira, Andréa Nunes Moreira de Carvalho

Resumo


Introdução: O grande desafio da cotonicultura são as pragas, dentre as quais, o bicudo é o mais preocupante, em todo o mundo. Ao observar o comportamento da flor de seda, verificou-se que essa planta atrai muitos representantes da entomofauna e, por isso, pensou-se no consórcio entre essas duas plantas, como uma alternativa ecológica ao controle das pragas da cotonicultura, com base no interesse destas em habitar a flor de seda e nela se alimentarem de outros agentes, ao invés de atacarem o algodoeiro. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo estudar aspectos da fisiologia das plantas e monitorar os representantes da entomofauna (pragas e potenciais inimigos naturais) que ocorram no algodoeiro consorciado com flor-de-seda, conhecendo-se o potencial de controle ecológico das pragas do algodoeiro. Materiais eMétodos: O trabalho fvem sendo conduzido na Federal do Campus Petrolina Zona Rural, Fez-se a análise do solo, a aração e instalado do sistema de irrigação por gotejamento. Realizou-se o teste de germinação das sementes. O plantio foi manual, com 3 sementes/cova. Entre as plantas o espaçamento é de 0,50 m e de 1,0 m entre linhas. A planta consorte foi plantada com 3 a 5 sementes/cova e por estaquia, obtendo melhor êxito pelo meio das sementes. O delineamento experimental é blocos ao acaso (2 tra x10 rep).  Resultados: O teste de germinação resultou em 100%. 02 semanas após a germinação, observou-se o aparecimento de pragas no algodoeiro e na flor de seda. Foram feitos 4 monitoramentos da entomofauna. O algodoeiro floresceu aos 52 dias, quando houve problemas no abastecimento de água, levando a um estresse hídrico de 8 dias. Houve a capacitação da equipe técnica com a presença de pesquisador da Embrapa Algodão. A continuidade da coleta de dados foi suspensa, devido à pandemia da covid 19. Considerações Finais: Espera-se, com o retorno das atividades de campo, poder continuar a recolha de dados. para tanto, será necessário reprogramar todas as atividades. Convém salientar, que a equipe se compromete a cumprir todo o cronograma, independente do término da vigência do edital.

Palavras-chave


análises de crescimento; consórcio; pragas; controle ecológico.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Mayara da Purificação Miranda, Ana Rita Leandro dos Santos, Yandra Cardoso de Carvalho, Erick Matheus Ferreira, Andréa Nunes Moreira de Carvalho

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.