DESENVOLVIMENTO DE LITHOTHAMNIUM SP PARA O SEMIÁRIDO IRRIGADO: DOSES E FREQUÊNCIA DE APLICAÇÃO FOLIAR EM MELÃO (CUCUMIS MELO L.)

Mirele Xavier Silva Barbosa, Maicon Silva de Oliveira, Fabio Freire de Oliveira, Cícero Antônio de Sousa Araújo

Resumo


Introdução: A riqueza de minerais e a porosidade do “Lithothamnium sp.” ocasionam um rápido reequilíbrio físico-químico do solo, tornando-o mais fértil estimulando o crescimento, desenvolvimento e o aumento da produtividade das plantas. Objetivo: Desenvolver um produto a base de Lithothamnium sp. para utilização no melão em condições semiáridas, e estabelecer a dose ótima, definindo a frequência de aplicação foliar Materiais eMétodos: O experimento foi conduzido no IF Sertão-PE Campus Petrolina Zona Rural, com tratamentos resultantes da combinação de cinco doses Lithothamnium sp. (0; 0,05; 0,10; 0,20; 0,25%), aplicados com duas frequências (semanal e quinzenal), via foliar, em DBC, com três repetições. Foram analisadas as variáveis de quantidade de frutos (QF), peso do fruto (PMF) e produtividade. Resultando em 10 doses de aplicação com a frequência de 7 em 7 dias e 4 aplicações na frequência de 15 em 15 dias.  Resultados: Observou-se que a QF por 20 plantas foi média 39,7, o PMF não alcançou nem o peso comercial desejável (1,8-2,3 kg), com no máximo 0,91 kg. A produtividade também foi inferior a encontrada por alguns autores (57 t.ha- 1), com cerca de 25 t.ha-1. Considerações Finais: Através do monitoramento da área verificou-se a ocorrência de diversas pragas e sintomas de alguns fitopatógenos. Como, a Broca-das-curcubitaceas; Mosca-minadora; Mancha-aquosa; oídio; nematoides e outros. Diante do exposto, conclui-se que é necessário repetir o experimento, devido ao ataque de pragas e fitopatógenos, que influenciaram significativamente no resultado do projeto.

Palavras-chave


Algas marinhas; cálcio marinho; condicionador de solo

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Mirele Xavier Silva Barbosa, Maicon Silva de Oliveira, Fabio Freire de Oliveira, Cícero Antônio de Sousa Araújo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.