DETERMINAÇÃO DO TEOR DE SAIS E MATERIAL PULVERULENTO NOS AGREGADOS MIÚDOS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL DO SUB-MÉDIO SÃO FRANCISCO

Juliana Henrique de Lima, Ricardo Farias de Almeida, Giulliano de Souza Fagundes

Resumo


Introdução: A presença de impurezas orgânicas no concreto pode interferir no processo de hidratação dos elementos cimentícios e a presença de sais provoca o risco de corrosão das armaduras, como também pode absorver umidade do ar e provocar eflorescência, que são depósitos com aspectos desagradáveis na superfície dos compósitos. Objetivo: Analisar a qualidade do agregado miúdo utilizado na construção civil, em Santa Maria da Boa Vista, visando detectar as possíveis causas de eflorescência nas argamassas de revestimentos.Utilizando como parâmetro a NBR NM 48 (ABNT, 2003) e a NBR 7219 (ABNT, 1982), para a caracterização do agregado miúdo e determinação do teor de saís. Materiais eMétodos: Coleta de amostras: As amostras foram adquiridas nas casas de material de construção, procurando identificar o fornecedor ou jazida, de preferência de jazidas diferentes. O total de 5 amostras com aproximadamente 5 kg cada.  Resultados: As amostras 1,2 e 3 tem módulo de finura menor que 2,20, são areias finas. As amostras 4 e 5 são médias. Todas as amostras apresentam pontos fora da faixa utilizável, ou seja, não é recomendado o uso na construção civil, obedecendo os critérios da NBR NM 46. Todas as amostras tem percentual de material pulverulentos abaixo do estabelecido pela NBR 7211 para concreto submetido a desgaste superficial (3%). Considerações Finais: As amostras analisadas não obedecem aos critérios estabelecidos pela NBR NM 48 para utilização na construção civil, pois apresentaram pontos fora da faixa utilizável na curva granulométrica. Esse estudo sugere que a utilização das areias para serviços que não perfazem material de construção, indicados para aterros, jardinagem e etc.

Palavras-chave


Salinidade; umidade; capilaridade

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Juliana Henrique de Lima, Ricardo Farias de Almeida, Giulliano de Souza Fagundes

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.