CATALOGAÇÃO E ADAPTAÇÃO DE NORMAS E PROCEDIMENTOS NA MINIMIZAÇÃO DOS RISCOS OCUPACIONAIS EM DIFERENTES ATIVIDADES LABORAIS DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DA BOA VISTA-PE

Maria Aparecida de Oliveira Romão, Rodrigo Marques da Costa

Resumo


Introdução: Há tempos as relações de trabalho evoluem e se tornam cada vez mais fundamentais na sociedade. A observação das condições de trabalho perfaz conjuntura importante no desenvolvimento social, e, por isso, prezar pelo trabalho seguro e saudável faz parte relevante no contexto desse desenvolvimento. Analisar os riscos ocupacionais e procurar resolvê-los é atividade central do projeto, levando em consideração o desenvolvimento econômico e social prezando pelo trabalho seguro. Objetivo: Para tanto, as principais atividades econômicas desenvolvidas na cidade foram analisadas e discutidas conforme a legislação vigente em matéria de saúde e segurança do trabalho para vislumbrar melhorias (redução ou eliminação dos riscos de cada atividade). O objetivo consistiu em, a partir de observações em campo, obter melhorias significativas nos diferentes ambientes de trabalho, garantindo redução de custos por parte de empresários e governo, além de prezar pela saúde dos trabalhadores. Materiais eMétodos: A análise dos riscos consistiu na verificação das execuções das atividades executadas pelos trabalhadores em propriedades agrícolas, construção civil, comércio em geral e bancos. Depois de observadas a práticas laborais, foram discutidas as situações vistas relacionando-as às normas regulamentadoras, com o intuito de propor melhorias em relação à saúde e segurança dos trabalhadores.  Resultados: Observações: Agricultura: Não uso de equipamentos de proteção; exposição direta ao sol; Posturas inadequadas; ausência de fonte de água potável e banheiros adequados. Construção civil: Não uso de equipamentos de proteção; exposição direta ao sol; trabalho em altura sem proteção; carregamento de peso; posturas inadequadas; contato com produtos químicos. Comércio: Postura inadequada; Sem local de descanso; carregamento de peso. Bancos: Pressão psicológica; excesso de movimentos repetitivos. Considerações Finais: Foi perceptível que a natureza de cada atividade carrega consigo riscos inerentes à sua execução. Cabe a ações como o projeto perceber os riscos e procurar soluções típicas a cada situação. Os riscos não foram solucionados pela interrupção do projeto.

Palavras-chave


Palavras-chave: Saúde e segurança do Trabalho; Trabalho seguro; Saúde

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Maria Aparecida de Oliveira Romão, Rodrigo Marques da Costa

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.