EFEITOS AGUDO E CRÔNICO DA INTENSIDADE AUTOSSELECIONADA DE EXERCÍCIO FÍSICO SOBRE AS RESPOSTAS PERCEPTUAIS E AFETIVAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Manuela da Silva Souza, Jadna Cavalcanti Araújo, Thiago Ricardo dos Santos Tenório

Resumo


Introdução: A forma como a criança e o adolescente percebe-se no exercício físico tem associação direta com a continuidade da prática. Dessa forma, estratégias que façam com que os indivíduos percebam o exercício físico como algo positivo, pode ser fator chave no aumento da adesão aos programas de atividade física regular. Contudo, atualmente não existem recomendações objetivas e efetivas para este aumento, sendo necessárias sínteses baseadas em evidências. Objetivo: O objetivo do presente estudo é verificar e sintetizar, por meio de revisão sistemática, o efeito da intensidade autosselecionada de exercício físico sobre respostas perceptuais e afetivas ao exercício em crianças e adolescentes. Materiais eMétodos: Foi realizada uma Revisão Sistemática, desenvolvida por meio de pesquisa de artigos científicos, publicados em periódicos, em bases de dados eletrônicas. Determinou-se descritores pelos quais buscou-se identificar os efeitos de protocolos/programas de exercício físico sobre os parâmetros perceptuais e afetivos em crianças e adolescentes.  Resultados: Todos os estudos analisados mostraram a relação positiva entre sensação de prazer, auto-eficácia e melhorias da situação física do indivíduo e a adesão do indivíduo para com o exercício. Considerações Finais: Em se tratando de crianças e adolescentes e seus acessos, cada vez mais crescente a atividades de natureza sedentária, é importante que tenhamos um montante de evidências sistematizadas no intuito de embasar para uma aumento da adesão dessa população em programas de exercício físico.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Manuela da Silva Souza, Jadna Cavalcanti Araújo, Thiago Ricardo dos Santos Tenório

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.