ELABORAÇÃO DE EMPANADO VEGETARIANO PRÉ-ASSADO TIPO “NUGGETS” DE XIQUEXIQUE (PILOSOCEREUS GOUNELLEI)

Sara Raquel Ribeiro Pereira, Maria Raquel Gonçalves Ribeiro, Cristiane Ayala de Oliveira, Rodrigo de Araújo Soares

Resumo


Introdução:  O semiárido brasileiro é constituído por toda uma extensão territorial cuja pluviosidade seja igual ou inferior a 800 milímetros por ano, está situado entre o estado do Piauí e o norte de Minas Gerais, o xiquexique (Pilosocereus gounellei) representa grande parte dos alimentos que compõem a dieta dos ruminantes no período de estiagem em muitas áreas do semiárido do Nordeste brasileiro, principalmente no sertão de Alagoas de Pernambuco e da Paraíba. A sua utilização da alimentação humana é limitada, tendo-se registros em algumas regiões da Bahia e Ceará, e por questões culturais ainda enfrenta certa resistência em seu consumo.Com as mudanças de hábitos em relação a alimentação, é crescente a busca de novos alimentos que atendam nichos específicos do mercado consumidor, atrelada a procura por alimentos sem a adição de ingredientes de origem animal que atendam ao público vegano e vegetariano.Objetivo:  o estudo objetivou desenvolver e caracterizar um empanado tipo “nugget” vegetariano obtido a partir do xiquexique, por meio das análises físico-químicas e sensorial. Materiais eMétodos: elaborou-se uma formulação ode nugget vegetariano utilizando como base a cactácea xiquexique. Após a elaboração do produto o mesmo foi analisado quanto acomposição centesimal (umidade, proteínas, lipídios, cinzas e carboidratos), atividade de água (Aw) e pH. Para a avaliação sensorial, foi conduzido um teste de aceitação utilizando a escala hedônica estruturada de 09 pontos, com 100 provadores. Também se realizou o teste de aceitação e intenção de compra. O experimento foi realizado em delineamento inteiramente casualizado (DIC), com dois tratamentos e três repetições, submetidos à comparação entre as médias pelo teste de Tukey a 5% probabilidade. Resultados: Constataram-se diferenças significativas (p<0,05) entre os tratamentos, para os percentuais de umidade, lipídios, pH e atividade de água e carboidratos. Com relação ao teste sensorial, observou-se boa aceitação de ambas formulações. Considerações Finais: Constatou-se um potencial para o uso do xiquexique em produto empanado, no entanto, carece de maiores estudos.



Palavras-chave


vegetariano; caatinga; produto.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Sara Raquel Ribeiro Pereira, Maria Raquel Gonçalves Ribeiro, Cristiane Ayala de Oliveira, Rodrigo de Araújo Soares

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.