CARACTERIZAÇÃO QUIMICA E SENSORIAL DE PATÊ COM CARNE CAPRINA ADICIONADA DE SORO DE QUEIJO E REDUZIDO TEOR DE GORDURA ADICIONADO DE FIBRAS

Maria Raquel Gonçalves RIbeiro, Cristiane Ayala de Oliveira, Rodrigo de Araújo Soares

Resumo


Introdução: Produtos emulsionados são comumente consumidos pela população, no entanto, em virtude de sua característica básica de textura e consistência e etc., são produtos que apresentam um alto teor de gorduras e baixo de fibras, não possuindo um apelo nutricional interessante. Objetivo: O estudo objetivou avaliar as características quimicas e sensoriais de patês com carne caprina, onde a água da formulação foi substituída em 100%, por soro de queijo fluido, e o conteúdo de gordura foi substituído por concentrações crescentes de biomassa de banana verde: F1= controle, F2=soro, F3= soro/BIO 3%; F4= soro/BIO 6% e F5=soro/BIO 10%. Materiais eMétodos: Foram realizadas análises de: Umidade; Resíduo mineral fixo (Cinzas); Proteínas; Lipídios; pH, acidez titulável e fibras. O conteúdo de carboidratos foi obtido por diferença. Para a avaliação sensorial, foi conduzido um teste de aceitação utilizando a escala hedônica estruturada de 09 pontos, com 100 provadores. Também se realizou o teste de aceitação e intenção de compra.Resultados: Constataram-se diferenças significativas (p<0,05) entre os tratamentos, para os percentuais de umidade, lipídios, pH e atividade de água sendo que à medida que se adicionou a biomassa de banana verde os valores reduziram, efeito contrário observou-se para os valores de carboidratos. O uso da biomassa de banana verde em substituição a gordura nas formulações (com exceção dos valores de carboidratos), não interferiu nas características físico-químicas dos produtos quando comparados ao estabelecido pela legislação brasileira, mostrando um potencial a ser explorado para esta matéria-prima. Com relação ao teste sensorial, observou-se boa aceitação das formulações F4 e F5. Considerações Finais: Constatou-se um potencial para a adicção da biomassa de banana verde e do soro de queijo nos produtos elaborados, no entanto, carece de maiores estudos.

Palavras-chave


caprino adulto; biomassa; emulsionados.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Maria Raquel Gonçalves RIbeiro, Cristiane Ayala de Oliveira, Rodrigo de Araújo Soares

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.