PROJETO DE LEITURA: LER, IMAGINAR E SONHAR – UMA VIAGEM AO MUNDO DOS CONTOS INDÍGENAS.

Rosemary Dalvani da Silva, Fernanda Vanice da Silva, Mateus Pereira, Mateus Cícero de Sá Santos, Kelly Cintra Dantas

Resumo


Introdução: Atividade desenvolvida na disciplina de Prática Pedagógica III –  um projeto de leitura que teve como opção metodológica a “Contação de Histórias”, buscando a valorização dos contos indígenas e dessa forma, se apresentou como abordagem complementar e interdisciplinar de incentivo à leitura e produção textual, alimentando a imaginação e a criatividade das crianças através do planejamento e desenvolvimento de oficinas utilizando materiais recicláveis e naturais previamente selecionados. Objetivo: Despertar o gosto e o prazer pela leitura através de oficinas de valorização dos contos indígenas, utilizando estratégias de “Contação de Histórias”, a partir da utilização de materiais sustentáveis, reciclados e de baixo custo, visando a sustentabilidade, consumo consciente e o protagonismo juvenil para o fortalecimento da identidade indígena dos alunos do 4º e 5º ano da Escola Estadual Indígena Especiosa Benigna de Barros, localizada na Aldeia Brejinho – município de Carnaubeira da Penha-PE. Materiais eMétodos: Foram realizadas três ações, onde o primeiro momento contou com uma apresentação do projeto para sensibilização e envolvimento dos educandos, seguido de Rodas de Leitura, Produção Textual Livre (oral, escrita, dramatizada, e painéis de pintura), finalizando – esta etapa – com a produção de  tintas orgânicas a partir de cascas/folhas de árvores e casca de frutas e verduras; solos/terra de diferentes cores; massa de modelar utilizando farinha de trigo e massa de papel machê.  Resultados: As Rodas de Leitura propiciaram um resgate dos contos por meio do diálogo acolhedor na perspectiva de fortalecer a identidade e o sentimento de pertencimento de cada educando indígena. Além, de envolvê-los nas etapas de coleta e seleção de materiais naturais para a fabricação de tintas e massas de modelar utilizadas como estratégia para ilustrar todo o processo da Contação de Histórias. Nas etapas futuras, um Varal Literário será realizado como devolutiva e valorização do trabalho desenvolvido. Considerações Finais: O projeto contribuiu para o envolvimento das crianças nas oficinas de leitura e produção textual, além de proporcionar o manuseio de materiais recicláveis para ilustração dos personagens estudados nas rodas de leitura, utilizando matéria prima encontrada na natureza, tornando a proposta sustentável e de baixo custo, além da observância do fortalecimento da autoestima e da construção da identidade indígena por meio do contato com os contos relacionados ao contexto de vida dos educandos.

Palavras-chave


Identidade Indígena; Contação de História; Contextualização.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Rosemary Dalvani da Silva, Fernanda Vanice da Silva, Mateus Pereira, Mateus Cícero de Sá Santos, Kelly Cintra Dantas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.