O USO DE LUVAS COMO ARTEFATO TECNOLÓGICO NO ENSINO DE QUÍMICA

Camila Ribeiro Silva, Mariana de Souza Santos, Vera Lúcia da Silva Augusto Filha, Joana D ́arc de Souza Rodrigues, Kamilla Barreto Silveira

Resumo


Introdução: Devido o avanço das atividades químicas e experimentais no mundo moderno, começou existir várias discussões sobre a confiabilidade das medições químicas, tanto em bancada quanto em escalas industriais. Com a criação de órgãos normativos, os sistemas metrológicos de análises passaram a ter maior respaldo, conferindo garantia na autenticidade dos resultados, permitindo a potencialização das medições químicas e a confiança nas informações de rótulos e embalagens. Objetivo: Aprender a importância de uma correta medição em química e saber associar as utilidades dessas medidas Materiais eMétodos: Inicialmente aplicou-se uma atividade, para avaliação do conhecimento dos alunos sobre o tema e exibiu-se o vídeo “Quer saber? Metrologia”, que culminou em um debate sobre composição química, transformação da matéria etc. Na etapa posterior foram distribuídas embalagens de diferentes tipos de luvas, chamando atenção para as informações contidas, onde algumas delas foram conferidas posteriormente, em laboratório, realizando-se medidas de: massa, comprimento, diâmetro, volume e densidade.  Resultados: Além do comportamento e participação ativa nas aulas, observou-se uma melhora significativa nas notas dos alunos; pois toda a turma obteve nota acima da média exigida. Para essa constatação foi verificado o sistema de registro de notas da Instituição, do semestre anterior. Considerações Finais: A execução do projeto permitiu mudar a concepção dos alunos sobre a química, desmistificando o conceito de uma disciplina difícil e não prazerosa de estudar. A aula prática envolvendo a temática metrologia química, com o uso de luvas, promoveu a explicação de ocorrências do cotidiano, interesse dos alunos pela disciplina e manuseio correto de alguns utensílios de medida. Concluiu-se sobre a importância das aulas práticas no ensino de química e que o aprender fazendo é necessário. 

Palavras-chave


Ensino; Química; Metrologia

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Camila Ribeiro Silva, Mariana de Souza Santos, Vera Lúcia da Silva Augusto Filha, Joana D ́arc de Souza Rodrigues, Kamilla Barreto Silveira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.