A SAÚDE E O pH

Bruna Soares de Souza, Ane Beatriz Andrade Pereira, Vera Lucia da Silva Augusto Filha, Pedro Leocádio dos Santos Almeida, Kamilla Barreto Silveira

Resumo


Introdução: O subprojeto Química do PIBID foi desenvolvido na EREM Dom Malan da cidade de Petrolina- PE, localizada na orla do Rio São Francisco. O Rio é a principal fonte de recursos hídricos para a população do sertão pernambucano e o lazer leva pessoas para as suas margens, gerando também renda para aqueles que comercializam à ribeirinha. Tendo isso em vista, essa intervenção buscou mostrar os parâmetros de qualidade da água com o foco principal no pH, demonstrando como ele interfere na saúde humana. Objetivo: O referido projeto objetivou mostrar para os alunos, a ligação direta do Rio São Francisco com a saúde da população, no que se refere ao parâmetro do potencial hidrogeniônico (pH), que mede a acidez/basicidade da água, cuja medida está relacionada com a presença de alguns microrganismos patogênicos. Materiais eMétodos: 1ª etapa: aplicação de um pré-teste para sondagem do nível de conhecimento dos alunos sobre pH e a história do Rio São Francisco. 2ª etapa: duas aulas expositivas sobre o tema do pré-teste, e a relação de algumas doenças com o pH dos alimentos. 3ª etapa: utilizando fita de pH identificou-se o pH de alguns materiais líquidos que os alunos levaram de suas casas. 4ª etapa: entrega de um relatório. 5ª e 6ª etapa: aplicação do jogo das três pistas e do questionário de satisfação (escala likert).  Resultados: No jogo, a maioria dos alunos respondeu corretamente sem precisar de pista alguma, simplesmente quando a pergunta foi refeita. No questionário de satisfação, foram feitas três perguntas, com cinco opções de respostas (1 a 5). Para a metodologia aplicada e sobre a sua contribuição para aprendizagem do conteúdo de química, obteve-se uma média de 4,3 e 4,5, respectivamente. Porém, a pergunta de autoavaliação, para classificar seu desenvolvimento nas atividades do projeto, a resposta média foi 3,7. Considerações Finais: O desenvolvimento do projeto foi importante para o aprendizado do conteúdo sobre pH. Percebe-se que os alunos têm dificuldade na assimilação rápida das perguntas, pela pouca concentração, o que causou também uma nota baixa na terceira pergunta de satisfação; porque alguns optaram por não participaram do momento da prática, mas foram sinceros em suas respostas. Percebe-se a importância dos instrumentos de ensino utilizando jogos e demais métodos que atraiam o aluno e trabalhe com concentração

Palavras-chave


Jogos; Aula Prática; Contextualização.

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