QUÍMICA DOS METAIS PESADOS

Bruna Daniele Mendes de Sousa, João Victor dos Santos, Vera Lúcia da Silva Augusto Filha, Pedro Leocadio dos Santos Almeida, Kamilla Barreto Silveira

Resumo


Introdução: Considerando o valor histórico, econômico e cultural desempenhado pela população ribeirinha das águas do Rio São Francisco, foi proposto e realizado um projeto com os discentes da EREM Dom Malan, situada no município de Petrolina-PE. Devido a utilidade do mesmo, bem como a importância para a economia e sobrevivência local, a intervenção propôs um estudo sobre os parâmetros de contaminação das águas causada por metais pesados, tendo em vista os malefícios causados à saúde humana pelo seu excesso. Objetivo: O projeto buscou desenvolver e aperfeiçoar o conhecimento dos alunos sobre a importância do Rio São Francisco para a população, juntamente com a relevância dos metais para a vida. Materiais eMétodos: Após explanação do projeto à turma (3º ano do EMI – trinta alunos), com a finalidade de unificar a aceitabilidade da proposta, os conteúdos contextualizados foram ministrados, fazendo-se uso de imagens e questionamentos orais, para um melhor entendimento sobre os efeitos e aplicações dos metais pesados. Dando seguimento foram realizados dois experimentos utilizando “carbureto” (CaC2), com outros materiais de baixo custo, e por fim foi aplicado um jogo didático denominado de “Jogo das Propostas”.  Resultados: Os resultados mostraram que as expectativas do projeto foram alcançadas. Os discentes demonstraram grande interesse durante o seu desenvolvimento e com as avaliações participativas e outros fatores que englobaram a pesquisa de ensino, percebeu-se que os alunos compreenderam os assuntos abordados. Eles obtiveram uma média de 85% de acerto no resultado do jogo, que foi construído com perguntas selecionadas com base nos exemplos e questionamentos ministrados durante as explicações dos conteúdos. Considerações Finais: O envolvimento das ciências humanas na ministração dos conteúdos de exatas instiga o interesse dos alunos em aprender, podendo ser um meio, para conhecer as potencialidades e pontos a serem melhorados de uma turma. Com essa forma diferente de aplicar o conteúdo de química, ficou mais fácil sanar dificuldades de aprendizagem que foram surgindo. Ao perceberem a contextualização, os alunos ficam menos tensos, permitindo uma recepção, com menos resistência, aos conteúdos de química.

Palavras-chave


Contextualização; Rio São Francisco; Ensino de Química.

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