A IMPORT NCIA E O USO DOS MEDIDORES DE pH

Joyce Guedes da Silva, Gelton Nunes Ribeiro, Vera Lúcia da Silva Augusto Filha, Joana D’arc de Sousa Rodrigues, Kamilla Barreto Silveira

Resumo


Introdução: O pH (potencial hidrogênio iônico) é a unidade de medida que descreve o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade, determinado por um equipamento denominado de pHmetro, no qual determina sua medida de forma precisa e quantitativa, em uma escala que vai de 0 a 14, ou, podendo ainda ser determinado por métodos menos precisos de caráter qualitativo, com substâncias naturais ou sintéticas que mudam de cor na presença de soluções ácidas e básicas, em diferentes faixas de pH. Objetivo: Aprender a realizar medidas de pH de forma qualitativa, utilizando extrato de repolho roxo como indicador, e a influência do pH nas diversas áreas de aplicação. Materiais eMétodos: O estudo deu-se início com explanação sobre o conceito dos medidores de pH, sua importância e aplicações, em sequência foi realizada uma aula prática, para produzir o extrato de repolho roxo na faixa de pH de 0 a 14 e com ele verificar quais produtos domésticos apresentam caráter ácido, neutro ou básico. Por fim aplicou-se questões envolvendo escala de pH, a influência do pH no sangue e o valor de pH nos variados produtos do dia a dia  Resultados: O assunto sobre pH foi recepcionado pelos alunos como algo muito comum ao cotidiano, eles levantaram bastante questionamentos e compreenderam a influência com a saúde humana e ambiental. Na aula prática foi perceptível o interesse dos alunos em comprovar através da medição qualitativa, o valor de pH dos variados produtos presentes e a integração entre eles foi total, com uma cooperação mútua para o aprendizado. Sobre as questões aplicadas foi unânime o acerto total da turma. Considerações Finais: Constatou-se que os alunos compreenderam a importância da medição de pH e suas aplicações, que diferentes materiais utilizados no cotidiano tem valores diferentes de pH. A metodologia com experimentação tornou a aula mais interativa, e efetiva, toda a turma conseguiu relacionar os conhecimentos teóricos adquiridos anteriormente com os fenômenos de mudança de cor que impressionaram bastante os alunos.

Palavras-chave


Parâmetros Físico-Químicos; Contextualização; Experimentação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Joyce Guedes da Silva, Gelton Nunes Ribeiro, Vera Lúcia da Silva Augusto Filha, Joana D’arc de Sousa Rodrigues, Kamilla Barreto Silveira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.