TABELA PERIODICA NUTRITIVA: UMA ALTERNATIVA PARA TRABALHAR O ENSINO DE QUÍMICA DE FORMA SIGNIFICATIVA

Maria jose de Matos Carvalho, Elizangela da Silva Dias de Souza

Resumo


Introdução: Agregar conceitos de nutrição no contexto escolar pode ser uma estratégia para assimilação de conteúdos, uma vez que, a alimentação é um assunto do cotidiano e de fácil abordagem em muitas disciplinas, como por exemplo, a Química. A tabela periódica, contem uma parcela de elementos essenciais para a nutrição humana, mas, a aprendizagem da mesma é considerada como um desafio pelos alunos Objetivo: Portanto, este projeto teve como objetivo ser um facilitador no entendimento da tabela periódica e construir uma tabela periódica nutritiva seriam o desafio. A proposta envolveu uma turma do 1°Ano do Ensino Médio (EJA) de um colégio estadual do município de Ouricuri Materiais e Métodos: A mesma foi construída pelos discentes, onde no primeiro momento, foram realizados os levantamentos dos elementos químicos essenciais na alimentação onde for possível através da distribuição de textos que constavam das substâncias essências ao corpo e a comparação com rótulos.  Resultados: No segundo momento, cada discente descreveu em qual alimento esses elemento químico está presente, qual sua função no organismo e o malefício da sua ausência para o corpo, descrevendo também onde fica localizado na tabela periódica de Meendelev. No terceiro momento, foi consolidada a construção da tabela periódica nutritiva. Se utilizado de alguns elementos químicos. Foi possível também caracterizar a importância dos alimentos para o corpo humano. Considerações Finais: A avaliação aconteceu através da participação e de um questionário utilizado na construção da tabela. Onde no final foi avaliado se os mesmo conseguiram atingir o objetivo proposto de acordo com depoimentos individuais onde cada discente citou ao menos um elemento químico que estava sendo ou não consumido e a importância para seu organismo. Assim, constatou-se que estudar química utilizando o tema alimentos pode colaborar para a compreensão de um conteúdo até então abstrato.

Palavras-chave


tabela periódica; nutrição; aprendizagem significativa

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Maria jose de Matos Carvalho, Elizangela da Silva Dias de Souza

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.