A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES INTEGRADORAS PARA OS ALUNOS SURDOS

Jéssica Alves Cassimiro, Aguida Nayara da Silva, Elizangela da Silva Dias de Souza, Arthur Francisco de Paiva Alcântara

Resumo


Introdução: Conforme o Parecer nº17/2001 – CNE/CEB, é direito da pessoa surda sentir-se e perceber-se parte integrante da vida social. A consonância com os pressupostos educacionais da inclusão revela que não é o aluno que se adapta à escola. Requer-se um conjunto de ações da comunidade escolar como um todo que deve estar consciente de sua função, respeitando e concomitantemente atendendo as necessidades de ensino para que essa possa estar se beneficiando do processo educacional e social. Objetivo: O estudo teve como objetivo proporcionar aos alunos surdos da Escola Professora Antônia Marinho Apolinário o reconhecimento de suas habilidades cognitivas e culturais dentro do contexto escolar e de momentos de inclusão, conscientizando a comunidade sobre a importância de uma escola com políticas de inclusão. Materiais e Métodos: O trabalho foi aplicado em uma escola Trindade-PE. A atividade foi dividida em três etapas. Primeiramente foi a observação da comunidade escolar/alunos surdos durante o período de estagio. Em seguida houve a escolha da intervenção didática que seria aplicada. Por fim, foi aplicado do projeto intitulado de “Minha escola, Meu Orgulho’’ onde alunos e comunidade escolar tiveram momentos de reflexão com músicas escolhidas pelos discentes e a aprendizagem sobre a cultura surda, como a Libras.  Resultados: Esses momentos permitiram que a comunidade pudesse fortalecer laços com a escola e valorizar a mesma, a qual é a única da cidade que recebe alunos com necessidades especiais. A música foi o catalisador para que os estudantes e pais ali presentes participarem e se emocionarem com o projeto. Com a aplicação da atividade, a comunidade escolar juntamente com a direção da escola intenta incluir que esta ação passe a fazer parte do PPP, sendo aplicado uma vez por semana. Considerações Finais: Os processos de inclusão escolar ainda deixam lacunas no contexto de ensino e aprendizagem. Cabe aos profissionais da educação ter uma visão mais ampla e integradora da mesma para que o momento de inclusão se faça presente e reconheça sua grande relevância.  


Palavras-chave


Inclusão; Língua brasileira de sinais; Comunidade escolar; Alunos surdos

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