A ROBÓTICA COMO PROPULSORA DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL – UMA PROPOSTA DA ACADEMIA HACKTOWN

Renata Silva, Danielle Juliana Martins, Fábio Cristiano Souza Oliveira

Resumo


Introdução: A robótica enquanto recurso tecnológico tem emergido na educação com o intuito de estimular o aluno a pensar e desenvolver diversas aptidões como a concentração, a observação e criatividade, proporcionando assim uma aprendizagem ativa e cativante. O uso desta, tem mostrado grande potencial educativo em todos os níveis de ensino, sendo, dessa forma, necessário o emprego de diferentes estratégias para introdução de atividades de robótica e seus conceitos. Objetivo: Neste contexto, este trabalho apresenta um relato de experiência na aplicação de um curso desenvolvido pelo Projeto Academia HackTown - Escola Pública de Programação em Jogos e Robótica, do IF Sertão-PE, Campus Petrolina, no ano de 2019. Cujo objetivo principal foi, estimular de forma lúdica o desenvolvimento de habilidades cognitivas necessárias no Século XXI como: raciocínio algorítmico, concentração, decomposição de problemas e, dessa forma, o Pensamento Computacional. Materiais e Métodos: O curso FIC (Formação Inicial e Continuada), denominado Robótica LEGO – Kids I, possuiu carga horária de 21h, dispostas em sete encontros. E foi concretizado por meio de métodos, estratégias e técnicas como Storytelling, Gamificação, Robótica Educativa, e a plataforma Kahoot. Este contemplou um público de quinze alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental. E as aulas do curso abordaram diferentes montagens robótica e a lógica de programação na plataforma Mindstorms LEGO EV3.  Resultados: Ao longo do curso foram desenvolvidos protótipos de robótica, com intuito de proporcionar a participação dos alunos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no IFSERTÃO - Campus Petrolina, no ano de 2019. Como resultados, não houve desistências no presente curso, e percebeu-se que os alunos se engajaram durante todo o processo, bem como as aulas de robótica propiciaram o desenvolvimento criativo desses, além da aprendizagem em lógica de programação. Considerações Finais: Foi possível vivenciar aulas dinâmicas e lúdicas durante o curso, e buscou-se promover uma aprendizagem mútua por meio do diálogo e da interação com cada aluno atendido. Para a formação da autora, foi relevante compartilhar o conhecimento de forma mais atraente e prazerosa, contribuindo assim para o engajamento dos alunos. Acredita-se também, que se tenha instigado o interesse dos educandos por meio das atividades desenvolvidas e dos desafios propostos, contribuindo assim para a formação desses.

Palavras-chave


Pensamento Computacional; Ensino; Aprendizagem; Robótica

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