CICLO HIDROLÓGICO E SEUS IMPACTOS NO RIO SÃO FRANCISCO

Willianny de Souza Silva, Alerrandra Mikelli Soares Galdino, Vera Lúcia da Silva Augusto Filha, Pedro Leocadio dos Santos Almeida, Kamilla Barreto Silveira

Resumo


Introdução: Levando em consideração o atual cenário do Rio São Francisco que vem sofrendo diversos impactos ambientais ao longo dos anos, foi proposto e realizado um projeto com os discentes da EREM Dom Malan, localizada no município de Petrolina-PE. O estudo levantou questões acerca da preservação e conservação ambiental, abordando de forma esquematizada o ciclo hidrológico, estados físicos, propriedades químicas da água e impactos causados pelo homem. Objetivo: Aprender sobre o ciclo da água e assuntos correlatos, utilizando o Rio São Francisco como referência. Materiais eMétodos: Os métodos adotados foram baseados na Teoria de Aprendizagem de Jean Piaget, que traz a definição de assimilação (da experiência à mente) e acomodação (da mente à nova experiência), resultando no equilíbrio e na adaptação, e através de metodologias ativas de aprendizagem, que promoveram a participação de todos os envolvidos. Fez-se uso de pré-teste, aulas teóricas, experimentos com materiais alternativos, avaliações periódicas e pós-teste.  Resultados: Inicialmente os alunos não demonstraram muito interesse pela temática, mas no decorrer das aulas, despertou-se vontade e envolvimento ativo de todos. A associação entre o conhecimento teórico e prático facilitou a assimilação dos conteúdos abordados. Observou-se uma progressão na participação e expressão de conhecimento do assunto durante as aulas. A consciência sobre estiagem, agressões e preservação do Rio São Francisco também foi evidente. Considerações Finais: Concluiu-se que, o projeto trouxe uma nova visão acerca do ensino e aprendizagem de Química e sobre Química Ambiental. Foi importante estabelecer uma consciência de proximidade entre o que foi visto em sala e o Rio São Francisco, pois todos que moram na Região e são dependentes de sua água. O balanço foi satisfatório com a certeza de que as dúvidas levantadas sobre os temas apresentados foram sanados dentro do conjunto de instrumentos utilizados no desenvolvimento do projeto.

Palavras-chave


Ciclo Hidrológico; Educação Ambiental; Rio São Francisco.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Willianny de Souza Silva, Alerrandra Mikelli Soares Galdino, Vera Lúcia da Silva Augusto Filha, Pedro Leocadio dos Santos Almeida, Kamilla Barreto Silveira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.