APLICAÇÃO DE ANALOGIAS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO
Resumo
Introdução: O processo de aprendizagem dos conteúdos de química pode se revelar muito abstrato para alunos do ensino médio regular. Isso é explicado devido à dificuldade que os alunos têm de atribuir significado ao conteúdo e aplica-lo no seu cotidiano. Um exemplo muito pertinente é quando o tema Equilíbrio Químico é abordado. Objetivo: Utilizar de análogos facilitadores para atribuir uma perspectiva macroscópica a fenômenos microscópicos a fim de despertar maior interesse do alunado com o tema e melhorar o desempenho da turma no tocante a disciplina de química. Materiais eMétodos: Aulas teóricas, debates em sala e a criação de um jogo de dinâmica em grupo para a criação de proposições para analogias que expliquem Equilíbrio Químico e seus correlatos, contemplando assim o conteúdo programático. Resultados: O projeto instigou o interesse dos alunos pela disciplina de Química, onde aprenderam questões complexas do assunto, como fatores que afetam o deslocamento do equilíbrio químico e cálculos de diferentes constantes de equilíbrio. Os debates resultaram em trocas de experiências do cotidiano dos alunos, e as demais propostas permitiram influenciar os alunos a terem mais interesse para estudar, o que pôde ser constatado no melhor desempenho na matéria. Considerações Finais: Analogias como ferramenta de ensino para o assunto Equilíbrio Químico foi eficiente e eficaz para com a proposta. O projeto apresentou bons resultados mesmo diante da complexidade e abstração do tema estudado. Despertou o senso de investigação, constatação e contextualização do tema abordado.
Palavras-chave
Analogias; Ensino de Química; Contextualização.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Paulo Alves Xavier da Silva, Kamilla Barreto Silveira, Anderson de Oliveira Santos, Danielle Juliana Silva
![Licença Creative Commons](http://licensebuttons.net/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.