APLICAÇÃO DE ANALOGIAS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO

Paulo Alves Xavier da Silva, Kamilla Barreto Silveira, Anderson de Oliveira Santos, Danielle Juliana Silva

Resumo


Introdução: O processo de aprendizagem dos conteúdos de química pode se revelar muito abstrato para alunos do ensino médio regular. Isso é explicado devido à dificuldade que os alunos têm de atribuir significado ao conteúdo e aplica-lo no seu cotidiano. Um exemplo muito pertinente é quando o tema Equilíbrio Químico é abordado. Objetivo: Utilizar de análogos facilitadores para atribuir uma perspectiva macroscópica a fenômenos microscópicos a fim de despertar maior interesse do alunado com o tema e melhorar o desempenho da turma no tocante a disciplina de química. Materiais eMétodos: Aulas teóricas, debates em sala e a criação de um jogo de dinâmica em grupo para a criação de proposições para analogias que expliquem Equilíbrio Químico e seus correlatos, contemplando assim o conteúdo programático. Resultados: O projeto instigou o interesse dos alunos pela disciplina de Química, onde aprenderam questões complexas do assunto, como fatores que afetam o deslocamento do equilíbrio químico e cálculos de diferentes constantes de equilíbrio. Os debates resultaram em trocas de experiências do cotidiano dos alunos, e as demais propostas permitiram influenciar os alunos a terem mais interesse para estudar, o que pôde ser constatado no melhor desempenho na matéria. Considerações Finais: Analogias como ferramenta de ensino para o assunto Equilíbrio Químico foi eficiente e eficaz para com a proposta. O projeto apresentou bons resultados mesmo diante da complexidade e abstração do tema estudado. Despertou o senso de investigação, constatação e contextualização do tema abordado.

Palavras-chave


Analogias; Ensino de Química; Contextualização.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Paulo Alves Xavier da Silva, Kamilla Barreto Silveira, Anderson de Oliveira Santos, Danielle Juliana Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.