AS METODOLOGIAS ATIVAS E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO POTENCIALIZADORAS DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Adriana de Carvalho Figueiredo Rodrigues, Ricardo de Macedo Machado

Resumo


São notórios os desafios pedagógicos que os sistemas educacionais, instituições de ensino e educadores enfrentam atualmente. Diante de tais desafios, no que tange ao campo das práticas didático-pedagógicas no Ensino Médio Integrado (EMI), urge a necessidade de implementação de estratégias didático-metodológicas que possam favorecer a aprendizagem
ativa e significativa do educando, a exemplo das metodologias ativas com mediação tecnológica. Analisar e discutir os benefícios e desafios de efetivação das metodologias ativas e das tecnologias digitais para o processo de ensino-aprendizagem no EMI. O estudo é de natureza qualitativa, constituindo-se a partir de pesquisa bibliográfica. O estudo verificou que repensar e reelaborar os processos e estratégias de ensino-aprendizagem a partir de metodologias ativas com mediação tecnológica constitui ação fundamental das instituições de ensino e profissionais da educação, especialmente os (as) professores (as), para o alcance de uma educação, inovadora, crítica, contextualizada e libertadora. Conclui-se que a implementação de metodologias ativas no EMI, assim como a utilização pedagógica de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como mediadoras dos processos de ensino e aprendizagem, constituem importantes estratégias para o fortalecimento da aprendizagem, da autonomia e protagonismo estudantil.

Palavras-chave


Educação Profissional e Tecnológica; Aprendizagem ativa; Autonomia; Protagonismo estudantil.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Adriana de Carvalho Figueiredo Rodrigues, Ricardo de Macedo Machado

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.