O ENSINO DE DIREITO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA.

Eriglecia de Lima Matias, Adriana de Carvalho Figueirêdo Rodrigues

Resumo


A história da educação brasileira nos mostra que as escolas ao longo do tempo objetivam preparar o estudante para o exercício da cidadania, quer seja em disciplinas específicas, quer seja no conjunto do currículo escolar. Partindo da importância do ensino de direitos fundamentais nas escolas como premissa para o exercício da cidadania, inclusive para totalidade da formação integral do estudante, para o exercício consciente da prática cidadã. Contribuir com a formação integral dos estudantes na perspectiva do ensino de direitos fundamentais em sua preparação para o exercício da cidadania. Estudo bibliográfico e aprofundamento teórico das abordagens conceituais de currículo, formação integral, cidadania e direitos, bem como discutir suas contribuições para a formação cidadã do estudante. Estudo da estrutura curricular de 03 escolas meio de um questionário online, na perspectiva da disciplina formação cidadã a fim de identificar em que medida o Ensino de Direitos Fundamentais se concretiza, numa a abordagem quanti qualitativa, documental e utilizando-se do método descritivo. Elaborar uma proposta de ensino de direitos fundamentais no Ensino Médio Profissional com base na construção da cidadania, tornando-se mais legítima com o aprender de direitos, contribuindo para o empoderamento do estudante no exercício cidadão. Elaborar um guia didático para o Ensino de Direitos Fundamentais para ser ministrado como
uma das unidades de ensino da referida disciplina. Almeja-se contribuir para a formação de estudante-cidadão mais consciente, mais crítico e principalmente mais protagonista na sua função de cidadão, de ser humano e trabalhador, premissas fundamentais para construção de uma sociedade mais justa, igualitária, humana e democrática.

Palavras-chave


cidadania; escola; direito fundamental.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Eriglecia de Lima Matias, Adriana de Carvalho Figueirêdo Rodrigues

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.