Formação Docente: A Inclusão De Estudantes Surdos Em Foco

Maria De Fátima Da Silva, Maria Patrícia Lourenço Barros, Cosme Damiao De Souza, Elainy Bezerra Vieira

Resumo


Introdução: A educação especial na perspectiva inclusiva tem avançado muito nos últimos anos, apesar de ainda haver algumas discussões específicas e singularidades para a educação dos surdos por exemplo, e que esta discussão tem nos mostrado que a comunidade surda defende uma escola bilíngue e para surdos, este trabalho busca dialogar com os docentes que recebem os estudantes surdos nas escolas regulares pelo processo de inclusão. Objetivos: Fomentar discussões com os docentes da cidade de Salgueiro, cidades adjacentes e do IF Sertão Campus Salgueiro a respeito da prática docente com estudantes surdos ofertando uma formação específica com temáticas que tratam da surdez. Metodologia: A metodologia teve como base a prática pedagógica utilizando da pesquisa bibliográfica, pesquisa -ação, com os encontros formativos. A necessidade de dialogar sobre a temática em questão é que o projeto utilizou a metodologia da pesquisa formação para diante dos desafios encontrados confrontar com autores que já discutem a questão da inclusão onde o objetivo maior é romper os estereótipos que existem em detrimento da surdez de forma patológica. Resultados: Contribuir com a formação docente através dos encontros dialógicos onde se construa uma visão de respeito entre a comunidade surda e as especificidades existente, onde uma delas é o respeito a Libras e assim compreender a existências de duas línguas na percepção de que a chegada do estudante surdo torna a instituição de ensino  um local diverso e repleto de aspectos culturais que necessitam um olhar que busque compreender e atuar sobre pensando na realidade local de cada docente. Considerações Finais: Com a realização deste projeto não só o Campus será beneficiado, mas a comunidade do IF Sertão e a cidade onde estamos inseridos e que os surdos advêm desta sociedade. Construir uma visão cultural e linguística de respeito que valoriza a comunidade surda e entende suas especificidades culturais e de povo surdo, é fundamental para a construção de uma sociedade justa e igualitária no que tange a diversidade e o respeito as diferenças.

Palavras-chave


Diálogos; Libras; Cultura Surda; Língua.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Maria De Fátima Da Silva, Maria Patrícia Lourenço Barros, Cosme Damiao De Souza, Elainy Bezerra Vieira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.