Formação Docente: A Inclusão De Estudantes Surdos Em Foco

Maria De Fátima Da Silva, Maria Patrícia Lourenço Barros, Cosme Damiao De Souza, Elainy Bezerra Vieira, Raffaela Da Silva Pinto

Resumo


Introdução: A educação especial na perspectiva inclusiva tem avançado muito nos últimos anos, apesar de ainda haver algumas discussões específicas e singularidades para a educação dos surdos por exemplo, e que esta discussão tem nos mostrado que a comunidade surda defende uma escola bilíngue e para surdos, este trabalho busca dialogar com os docentes que recebem os estudantes surdos nas escolas regulares pelo processo de inclusão. Objetivos: Fomentar discussões com os docentes da cidade de Salgueiro, cidades adjacentes e do IF Sertão Campus Salgueiro a respeito da prática docente com estudantes surdos ofertando uma formação específica com temáticas que tratam da surdez. Metodologia: A metodologia teve como base a prática pedagógica utilizando da pesquisa bibliográfica, pesquisa -ação, com os encontros formativos. A necessidade de dialogar sobre a temática em questão é que o projeto utilizou a metodologia da pesquisa formação para diante dos desafios encontrados confrontar com autores que já discutem a questão da inclusão onde o objetivo maior é romper os estereótipos que existem em detrimento da surdez de forma patológica. Resultados: Contribuir com a formação docente através dos encontros dialógicos onde se construa uma visão de respeito entre a comunidade surda e as especificidades existente, onde uma delas é o respeito a Libras e assim compreender a existências de duas línguas na percepção de que a chegada do estudante surdo torna a instituição de ensino  um local diverso e repleto de aspectos culturais que necessitam um olhar que busque compreender e atuar sobre pensando na realidade local de cada docente. Considerações Finais: Com a realização deste projeto não só o Campus será beneficiado, mas a comunidade do IF Sertão e a cidade onde estamos inseridos e que os surdos advêm desta sociedade. Construir uma visão cultural e linguística de respeito que valoriza a comunidade surda e entende suas especificidades culturais e de povo surdo, é fundamental para a construção de uma sociedade justa e igualitária no que tange a diversidade e o respeito as diferenças.

Palavras-chave


Diálogos; Libras; Cultura Surda; Língua.

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