Jovem Cooperado Empreendedor e Sustentável

Uilca dos Santos Silva, Rosemary Barbosa de Melo, Cooperativa Agropecuária Familiar SertãoForte de C Região

Resumo


Introdução: Neste projeto estão previstas ações incentivadoras educativas de formação, que capacitará jovens estudantes da referida cooperativa a atuarem no nível local, no qual os extensionistas e agentes de desenvolvimento formariam difusores para atuarem nos núcleos a serem constituídos, oferecendo ensinamentos em aspectos teóricos e práticos relacionados com os projetos de desenvolvimento sustentável, para contribuir com o desenvolvimento sustentável no âmbito local e regional. Objetivos: Estimular os jovens da Cooperativa a pensarem de modo empreendedor e sustentável, com o intuito de despertar o protagonismo da juventude por meio do uso da criatividade para geração de renda: estimular o protagonismo dos jovens e consequentemente a criatividade empreendedora, contribuindo para que os envolvidos exercitarem a capacidade de encontrar problemas e encontrar soluções, provocando a geração de ideias empreendedoras por meio de elaboração de plano de negócio. Metodologia: As ações serão desenvolvidas grupalmente com os jovens da COOAF, com a realização de oficinas sobre Empreendedorismo, ética e cidadania; propondo a realização de encontros com os jovens, para debater o empreendedorismo e desenvolvimento sustentável; exercitar a capacidade de detectar problemas e explorar soluções de forma autônoma. Neste projeto estão previstas ações incentivadoras de empoderamento, das experiências, das práticas e saberes populares. Resultados: Está acontecendo um Curso de Gestão de Cooperativas (GESTACOOP,) onde estamos trabalhando o projeto, estou explicando para os jovens e cooperados como empreendedor de forma sustentável e lucrativa na sua propriedade juntamente com sua família, estimulando e buscando dos mesmo a solução para os problemas existentes em seus processos de produção. Ressalta-se que a realização do projeto está em andamento por isso não há resultados conclusivos. Considerações Finais: Considerando-se que as ações incentivadoras educativas de formação, capacite os jovens estudantes da referida cooperativa a atuarem em nível local, levará consequentemente a uma maior geração de renda, estímulo dos jovens a solucionarem os problemas da comunidade e da agricultura familiar da sua região, a produção sustentável e a autonomia do seu negócio.

Palavras-chave


Empreendedorismo; Desenvolvimento; Sustentabilidade; Autonomia; Geração de Renda.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Uilca dos Santos Silva, Rosemary Barbosa de Melo, Cooperativa Agropecuária Familiar SertãoForte de C Região

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.